Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 23 de Janeiro de 2020 às 19:52

Concessionária Ford mais antiga do Brasil encerra atividade em Porto Alegre

Sede da Ribeiro Jung na avenida Farrapos é de 1948 e teve parte do imóvel vendido aos novos donos

Sede da Ribeiro Jung na avenida Farrapos é de 1948 e teve parte do imóvel vendido aos novos donos


MARCO QUINTANA/JC
Patrícia Comunello
A concessionária de veículos Ford mais antiga em atividade do Brasil vai se 'aposentar'. A Ribeiro Jung, que completou 89 anos de funcionamento em 9 de janeiro, vai encerrar as atividades. Suas duas lojas em Porto Alegre vão mudar de nome e dono. Uma rede que surgiu em Santa Catarina comprou os pontos e assume a operação a partir de fevereiro.
A concessionária de veículos Ford mais antiga em atividade do Brasil vai se 'aposentar'. A Ribeiro Jung, que completou 89 anos de funcionamento em 9 de janeiro, vai encerrar as atividades. Suas duas lojas em Porto Alegre vão mudar de nome e dono. Uma rede que surgiu em Santa Catarina comprou os pontos e assume a operação a partir de fevereiro.
A Superauto, que tem outras duas lojas próprias na Capital - uma na avenida Tarso Dutra e outra na avenida Cavalhada -, fechou o negócio no fim de 2019. As famílias Ribeiro e Jung e os compradores não revelam o valor da transação. As duas unidades da revenda Ford octagenária serão mantidas.
A partir de 1º de fevereiro, a loja localizada na avenida Ipiranga, em frente ao Shopping Bourbon Ipiranga, muda para o nome Superauto. A sede da Farrapos, que é a maior e na área para onde se mudou em 1948, troca de fachada em meados do próximo mês. Os novos donos compraram 5 mil metros quadrados da área da Farrapos e vão erguer uma nova estrutura da revenda, seguindo layout da Ford, uma obra que deve levar seis meses. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/206x137/1_img_8120-8958684.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e2a546ad947d', 'cd_midia':8958684, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/img_8120-8958684.jpg', 'ds_midia': '721737', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': '721737', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Lojas terão feirão de descontos com preço de fábrica para liquidar estoques. Foto: Patrícia Comunello
A queda em vendas no mercado de veículos, acentuada entre 2015 e 2018 e com começo da recuperação em 2019, e a decisão das duas famílias proprietárias de não dar continuidade ao negócio pesaram na venda. A negociação ocorreu no último trimestre do ano passado.
Com a operação, Porto Alegre passa a ter dois grupos que detêm concessionárias da montadora norte-americana. Em 2018, a Copagra já havia fechado, após acordo entre as quatro que operavam, pois o mercado não comportava tantas empresas, segundo as concessionárias. A outra empresa é a Montreal, que vai dividir mercado com a Superauto.
A diretora comercial da Ribeiro Jung, Tatiane Ribeiro, da quarta geração da revendedora, explica que "o mercado encolhendo e a chegada de carros elétricos" influenciaram na decisão sobre o futuro do negócio familiar. "A terceira geração (que está no conselho administrativo) queria se aposentar", resumiu Tatiane.
A diretora disse que boa parte dos 120 funcionários será mantida. A Superauto espera que 90 permaneçam. Logo que houve a confirmação da venda, a antiga concessionária colocou a opção para empregados buscarem alternativas.
Para liquidar estoques, a Ribeiro Jung faz nesta sexta-feira (23) e sábado (25) e na próxima semana liquidação de modelos novos a preço de fábrica, que se estende aos seminovos. "Temos 70 unidade novas", avisa Tatiane. O estoque total é de 160 carros.
Os amigos Armando Ribeiro e Norberto Jung abriram em 1931 o primeiro distribuidor Ford de Porto Alegre. A sede na avenida Farrapos, que antes tinha frente para a rua Voluntários da Pátria, foi aberta em 1948. "Era a mais antiga do Brasil", diz a diretora.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/206x137/1_ribeirojung_fachada-8958725.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e2a588abdea7', 'cd_midia':8958725, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/23/ribeirojung_fachada-8958725.jpg', 'ds_midia': 'Concessionárias encerram atividades em Porto Alegre - Ribeiro Jung - sede na avenida Farrapos - anos de 1940 - Fachada com automóveis Ford', 'ds_midia_credi': 'RIBEIRO JUNG/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Concessionárias encerram atividades em Porto Alegre - Ribeiro Jung - sede na avenida Farrapos - anos de 1940 - Fachada com automóveis Ford', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '593', 'align': 'Left'}
Sede na Farrapos nos anos de 1940 com modelos de veículos Ford. Foto: Ribeiro Jung/Divulgação
No ano passado, o grupo catarinense transferiu a sede de São José, na Grande Florianópolis, para Porto Alegre, apostando no mercado gaúcho. A marca entrou na Capital em 2005, após adquirir unidades da Importadora Americana. O diretor financeiro, Paulo Ricardo Rodrigues, diz que poderão ocorrer mais aquisições no futuro em cidades do interior.
"A intenção é continuar expandindo. Agora vamos investir na unidade da Farrapos", diz Rodrigues. A Superauto tem filial ainda uma em Pelotas, onde entrou após comprar a Marvel em 2016.  
A concentração das operações e queda de rentabilidade descrevem o momento das revendedoras de veículos, sejam automóveis, motos ou caminhões, diz o vice-presidente do Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no RS (Sincodiv-RS), Tarso Zanatta. A entidade aponta que hoje são 760 lojas em operação. Em 2015, eram 840, 80 a mais. Zanatta acredita que a tendência de enxugamento, com novas compras e até entrada de grupos de fora, vai continuar.  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO