Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 22 de Janeiro de 2020 às 09:01

Contribuintes têm até 3 de fevereiro para contestarem valor do IPTU de Porto Alegre

Mesmo com a nova planta de valores do IPTU, o número de contestações está abaixo do esperado

Mesmo com a nova planta de valores do IPTU, o número de contestações está abaixo do esperado


CLAITON DORNELLES/ARQUIVO/JC
Bruna Oliveira
Os contribuintes que receberam as guias do IPTU de Porto Alegre e não concordaram com o valor do tributo têm até o dia 3 de fevereiro para contestarem a cobrança junto à prefeitura da Capital. Este ano, pela primeira vez, a contestação pode ser feita pela internet. 
Os contribuintes que receberam as guias do IPTU de Porto Alegre e não concordaram com o valor do tributo têm até o dia 3 de fevereiro para contestarem a cobrança junto à prefeitura da Capital. Este ano, pela primeira vez, a contestação pode ser feita pela internet
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
O Superintendente da Receita Municipal, Teddy Biassusi, explica que qualquer contribuinte pode ingressar com o processo de impugnação, desde que o imóvel esteja no seu nome. Mas recomenda que os moradores pesquisem o histórico do cálculo no próprio site de consulta do IPTU antes de entrarem com o pedido. "Se o valor venal está correto, a tendência é de que o recurso seja indeferido. O que não pode é o valor venal estar acima do valor real de mercado", diz Biassusi.
Embora o IPTU tenha tido mudança expressiva este ano, com a nova planta de valores em vigor, o número de contestações está abaixo do esperado pela prefeitura. Cerca de 1,2 mil pedidos foram encaminhados até agora - bem abaixo dos 30 mil projetados pela Receita municipal. O número, no entanto, é de 5% a 10% superior ao verificado no ano passado. 

Quem pode pedir contestação do IPTU?

Qualquer contribuinte que não concordar com o valor cobrado pela prefeitura pode entrar com o pedido de contestação, desde que o imóvel esteja no seu nome.

Como fazer?

Ao acessar o site destinado ao serviço, o contribuinte deve digitar seus dados, como o CPF vinculado ao imóvel. Depois, é preciso escolher um dos motivos para impugnação. As opções incluem discordância sobre o valor, discordância sobre o valor venal, contestação sobre a área construída ou até reclamação por isenção não computada. Só é possível impugnar uma única inscrição por processo. Também é possível fazer o pedido presencialmente, na loja de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/n°, Centro Histórico).

Com funciona o processo?

Cada caso é analisado individualmente pela prefeitura e, em caso de revisão do valor, o contribuinte é novamente notificado para pagamento com 10% de desconto em cota única, ou parcelado. Se a reclamação for indeferida, o contribuinte não tem direito ao desconto.

Devo pagar a guia antes de fazer a contestação?

Não. O contribuinte que pagar o imposto antes de entrar com a contestação pode perder o direito ao recurso, conforme previsto em lei. Se já houve o pagamento, o fisco pode, eventualmente, revisar o ofício. Em caso de direito à restituição, a devolução é feita em dinheiro ou por compensação de outras dívidas. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO