Porto Alegre, sábado, 26 de setembro de 2020.
Dia Nacional dos Surdos.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 26 de setembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

gastronomia

- Publicada em 18h53min, 18/01/2020.

Joseph's, no Centro Histórico de Porto Alegre, quer abrigar a diversidade

Negócio na rua Desembargador André da Rocha é opção para café de dia e também para happy hour

Negócio na rua Desembargador André da Rocha é opção para café de dia e também para happy hour


LUIZA PRADO/JC
Bruna Oliveira
O neon das luzes reluzindo na fachada ou mesmo a vitrine de doces e salgados colada à calçada logo dão a dica de que algo está diferente na discreta rua Desembargador André da Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre. A novidade é o café e bar Joseph's, inaugurado no fim de dezembro com engajamento para abraçar a diversidade.
O neon das luzes reluzindo na fachada ou mesmo a vitrine de doces e salgados colada à calçada logo dão a dica de que algo está diferente na discreta rua Desembargador André da Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre. A novidade é o café e bar Joseph's, inaugurado no fim de dezembro com engajamento para abraçar a diversidade.
Os sócios, três amigos de longa data, juntaram ideias e experiências de outros ramos, como o comércio, e decidiram investir em algo que tivesse propósito. O local levanta a bandeira de promover a visibilidade trans, conta João Henrique Martins, um dos sócios - e também um dos proprietários do Josephyna's, no bairro Bom Fim. "Nossa vontade era criar um negócio legal, mas que tivesse um propósito por trás. E hoje, no Brasil, discutir a causa LGBT ainda é muito necessário", afirma Martins.
O empreendimento também quer ser referência de indicação de trabalho específica a esse público, servindo de elo com outras empresas, ou mesmo para vagas no próprio café. Apesar da temática, os proprietários garantem que a ideia é não rotular. "O Joseph's é inclusivo e aposta na forma mais natural de militar, que é sem criar rótulos", defende Priscila Colombo, também sócia. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/18/206x137/1_lp_180120___josephs__22_-8953604.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e236993ed3c8', 'cd_midia':8953604, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/18/lp_180120___josephs__22_-8953604.jpg', 'ds_midia': 'Sócio do Josephynas abre o o JosephENTITY_apos_ENTITYs, novo café/bar em Porto Alegre  Na foto: João Martins, Priscila Gomes Colombo e Israel Alves Cardoso', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Sócio do Josephynas abre o o JosephENTITY_apos_ENTITYs, novo café/bar em Porto Alegre  Na foto: João Martins, Priscila Gomes Colombo e Israel Alves Cardoso', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
João, Priscila e Israel, sócios e amigos de longa data, juntaram experiências de outras áreas para abrir negócio. Foto Luiza Prado/JC
O trio mapeou endereços na Cidade Baixa e no Quarto Distrito, mas optou pelo ponto estratégico, que faz ligação entre o bairro boêmio e o Centro da Capital. A região, aliás, vive fase de efervescência noturna com novos negócios instalados na rua Coronel Fernando Machado, a poucos metros do Joseph's. 
"As pessoas querem estar perto da muvuca, mas não necessariamente dentro dela. É um ponto que permite transitar, encontrar amigos, com espaço para conversar e se sentir à vontade", diz Israel Cardoso, um dos sócios. Talvez por isso, a maior procura tem sido dos próprios moradores da região, além de turistas que vem a Porto Alegre e acabam se hospedando na região central.  
O cantinho de poucos metros quadrados, mas aconchegante, recebe tanto quem quer aproveitar o dia para consumir café e lanche rápido, quanto quem quer esticar a noite num happy hour. Brownie, crepe no palito e açaí estão entre as delícias do cardápio. A carta de drinks da casa homenageia trans e travestis que fizeram história no Brasil, como Dandara, Priscila, João Nery, Rogeria e Thammy.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/18/206x137/1_lp_180120___josephs__25_-8953607.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e236993ed3c8', 'cd_midia':8953607, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/01/18/lp_180120___josephs__25_-8953607.jpg', 'ds_midia': 'Sócio do Josephynas abre o o JosephENTITY_apos_ENTITYs, novo café/bar em Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Sócio do Josephynas abre o o JosephENTITY_apos_ENTITYs, novo café/bar em Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Trans e travestis brasileiros dão nome aos drinks da casa. Foto Luiza Prado/JC
O Joseph's fica no número 294 rua Desembargador André da Rocha e funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 16h às 21h. 
Comentários CORRIGIR TEXTO