Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Janeiro de 2020 às 16:33

'Apagão' atinge Rio Grande do Sul; ONS apura as causas

É a quarta vez que governo recorre a operações financeiras para conter reajustes socorrer distribuidoras

É a quarta vez que governo recorre a operações financeiras para conter reajustes socorrer distribuidoras


Marcello Casal Jr./Agência Brasil/JC
Atualizada às 18h40min de 15/01/2020
Atualizada às 18h40min de 15/01/2020
O Rio Grande do Sul registra uma espécie de apagão, com queda de energia em diversas regiões e cujas causas ainda não são conhecidas. Tanto a CEEE como a RGE, duas principais concessionárias de energia, estão buscando esclarecimentos com o Operador Nacional do Sistema (ONS), que responde pelo funcionamento da estrutura de transmissão no Brasil.
A assessoria de imprensa do ONS informou que a causa pode ser um "corte de carga" e que está verificando a abrangência e as medidas para restabelecimento da energia. O órgão vai emitir em breve maiores informações. "Até o momento só temos informação de que o corte de carga foi no RS. Ainda estamos verificando o que ocorreu", disse a assessoria.
As áreas de comunicação da CEEE e da RGE também buscam esclarecer a situação. Em Porto Alegre, o impacto ocorre em diversos bairros. A RGE informou que a falta de energia afetou 112 mil clientes de nove cidades: Novo Hamburgo, Parobé, Nova Hartz, Igrejinha, Taquara, Sapiranga, Araricá, Rolante e Riozinho.
Por volta das 18h30min, a empresa informou que não havia mais clientes sem energia devido ao apagão.
Por volta das 17h, a CEEE postou em seu Twitter que a "instabilidade no sistema elétrico (fora da área de atuação da CEEE) afetou a transmissão de energia em diversos pontos do RS às 15h42min de hoje (quarta). A CEEE-GT (que entrega energia às distribuidoras) está concluindo a recomposição das suas subestações e apurando a abrangência".
O corte de energia afetou o funcionamento dos trens da Trensurb. "Devido à interrupção do fornecimento de energia da concessionária para a subestação elétrica Fátima, em Canoas, trens operam em velocidade reduzida. Problema também impede injeção de mais trens na linha, prejudicando a prestação de serviços no horário de pico", comunicou a empresa, que diz que tenta manter intervalo de 10 minutos entre cada trem.
A EPTC informou que o corte de energia interrompe o funcionamento de semáforos em diversos pontos de Porto Alegre. A operação volta ao normal à medida que a energia é reposta.  
Na Capital, também há registro de fumaça em uma subestação da CEEE, na zona leste da cidade. A companhia de energia está verificando também o que ocorreu e onde foi, mas afasta relação com o apagão. 
No Twitter, foi feito post da fumaça na subestação:   
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO