Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 09 de Janeiro de 2020 às 21:14

Airaz, do grupo Zaffari, começa 2020 com grandes projetos no radar

Bourbon Wallig terá no futuro outro braço do hub de saúde que o grupo desenvolve com incorporadora

Bourbon Wallig terá no futuro outro braço do hub de saúde que o grupo desenvolve com incorporadora


NÍCOLAS CHIDEM/JC
Patricia Knebel
Depois de um 2019 intenso, com a inauguração de 123 operações, entre lojas, quiosques e estandes, a Airaz Administradora, divisão responsável pelos shoppings centers e galerias comerciais do Grupo Zaffari, começou o ano com projetos importantes no radar.
Depois de um 2019 intenso, com a inauguração de 123 operações, entre lojas, quiosques e estandes, a Airaz Administradora, divisão responsável pelos shoppings centers e galerias comerciais do Grupo Zaffari, começou o ano com projetos importantes no radar.
O principal deles é a inauguração do Bourbon Shopping no bairro Teresópolis, prevista para o final do ano, uma parceira que envolve a Melnick Even e o Hospital Moinhos de Vento.
Serão 47 mil m² total de área e cerca de 10,5 mil m² de locação. O complexo multiuso terá supermercado e dois pisos de lojas e praça de alimentação, geridos pela Airaz, uma unidade do Hospital Moinhos de Vento, e duas torres, uma residencial com 140 lofts e apartamentos de um dormitório e cerca de 168 salas de consultórios e unidades clínicas, sob a liderança da Melnick.
"Ali teremos um dos pilares do hub da saúde da cidade. É um projeto importante para descentralizar o atendimento médico em Porto Alegre", comenta o gestor da Airaz Administradora, Roberto Zaffari. No futuro, outro braço desse hub de saúde deverá ser instalado junto ao Bourbon Wallig.
A Airaz foi criada em 2018 para dar nome e identidade aos novos processos mercadológicos e administrativos dos empreendimentos imobiliários do Grupo Zaffari. Atualmente, administra 12 shopping centers e 14 galerias comerciais, totalizando cerca de 300 mil m² de área de locação que ficam dentro dos hipermercados. Cada shopping, como o Bourbon Wallig ou o Bourbon Hipermercado Novo Hamburgo, por exemplo, funciona como um condomínio, com despesas como luz, água, segurança e limpeza que são divididas por todos os lojistas.
Neste período de pouco mais de um ano, a empresa conseguiu vitórias importantes na gestão destes empreendimentos. Uma delas foi a redução dos valores dos condomínios das lojas - em 50% delas, a redução no ano passado foi de 5% a 13% sobre a base orçamentária de 2017. Para 2020, 50% dos empreendimentos terão zero de reajuste e os demais serão reajustados em 4,9%.
Outro indicador positivo é o tempo médio de abertura das lojas, que caiu em 30%. "Algumas inaugurações levaram menos de 35 dias entre a aprovação da proposta no comitê comercial da Airaz e a abertura ao público. Quanto antes o lojista consegue inaugurar a operação, mais cedo começar a faturar", destaca Roberto.
Além do trabalho de profissionalização da gestão dos estabelecimentos, que levou a melhora destes indicadores, outro foco da Airaz tem sido ampliar as ações de relacionamento do mercado e proporcionar expansão em rede dos nossos parceiros.
"Conseguimos crescimento de 70% na abertura de lojas em relação a 2018, o que incluiu novas e importantes relações construídas, como a Natura, a Bel Shop e a KFC", conta. A rede americana inaugura, nesta sexta-feira, uma unidade no Bourbon Wallig. O Moinhos Shopping ganhou uma unidade da marca alemã Zeiss Vision Care, uma das principais fabricantes de lentes e produtos oftálmicos do mundo.
Outra novidade recente foi a inauguração no dia 09 deste mês no Bourbon de Passo Fundo do posto da Polícia Federal para emissão de passaporte e setor de imigração da Polícia Federal, que vai atender 123 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul.
A expectativa é que os negócios se intensifiquem em 2020, inclusive em função da participação da Airaz como expositora do Congresso Internacional de Shopping Center, maior feita do setor da América Latina, que acontece em setembro em São Paulo. "O ano de 2019 foi um treino. Agora vamos para o jogo de verdade", comenta otimista Roberto.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO