Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 14 de Outubro de 2019 às 15:27

PIB gaúcho cresce 4,7% no segundo trimestre de 2019

Agropecuária e setores da indústria, como automotivo, puxaram o desempenho até junho

Agropecuária e setores da indústria, como automotivo, puxaram o desempenho até junho


GM/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
O PIB do Rio Grande Sul cresceu 4,7% no segundo trimestre de 2019 frente ao mesmo período de 2018. Os dados foram liberados nesta segunda-feira (14) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), que sucedeu a extinta Fundação de Economia e Estatística (FEE), que teve as atividades encerradas no ano passado após ser extinta pelo Governo Sartori, em 2016.
O PIB do Rio Grande Sul cresceu 4,7% no segundo trimestre de 2019 frente ao mesmo período de 2018. Os dados foram liberados nesta segunda-feira (14) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), que sucedeu a extinta Fundação de Economia e Estatística (FEE), que teve as atividades encerradas no ano passado após ser extinta pelo Governo Sartori, em 2016.
Já no confronto com o primeiro trimestre deste ano, a expansão é mais modesta, de 1,4%. Frente ao segundo trimestre do ano passado, a agropecuária puxou a alta, com avanço de 9,2%, seguida por 5,7% da indústria e 1,2% dos serviços. A indústria extrativa teve queda de 5,5%, e a construção civil, emplacou alta de apenas 0,1%, formando os dois segmentos com pior desempenho.
No primeiro semestre, a soma das receitas geradas pela venda de produtos e serviços no Rio Grande do Sul avançou 3,8%, maior crescimento em primeiro semestre desde 2013. "Enquanto isso, o Brasil cresceu apenas 0,7% no mesmo período", diz o DEE. Segundo os técnicos, o resultado do PIB gaúcho foi "fortemente influenciado pelos desempenhos da agropecuária", que cresceu 7,2% no semestre.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/14/206x137/1_pib-8870364.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5da4b2a01c159', 'cd_midia':8870364, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/14/pib-8870364.jpg', 'ds_midia': 'Tabela PIB RS - primeiro semestre de 2019 comparação PIB RS x PIB Brasil - DEE - Seplag governo estadual - economia Rio Grande do Sul', 'ds_midia_credi': 'DEE/SEPLAG/GOVERNO RS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Tabela PIB RS - primeiro semestre de 2019 comparação PIB RS x PIB Brasil - DEE - Seplag governo estadual - economia Rio Grande do Sul', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '742', 'cd_midia_h': '528', 'align': 'Left'}
As safras da soja e do milho pesaram no resultado. A indústria cresceu 5,5%, com destaque da fabricação de veículos e a de implementos e de produtos químicos. O DEE diz que a dinamização da agropecuária e de segmentos da indústria fez impulsionou os serviços, que cresceram 1,8%, acima da média nacional de 1,2%.
O DEE é ligado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e retomou o cálculo dentro do governo, com boa parte da equipe que antes era da FEE, após reatar o convênio para compartilhamento de informações com o Instituto Brasileiro de geografai e Estatística (IBGE), que ocorreu em setembro. Com isso, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) deixa de fazer esta parte prevista no contrato. A Fipe divulgou o primeiro PIB trimestral do ano.  
Os pesquisadores observam que o desempenho da atividade "deve ser comemorado com cautela". “O crescimento do primeiro semestre de 2019 se deu sobre uma base deprimida, devido à estiagem e à greve dos caminhoneiros que ocorreram na primeira metade de 2018”, pondera o pesquisador em economia da Seplag Roberto Rocha. "A excelente performance do setor automotivo aqui no Estado, automóveis, implementos e carrocerias, contribuiu decisivamente para o crescimento de 6,4% da indústria de transformação no período”, vinculou Rocha.
A taxa acumulada em quatro trimestres do PIB gaúcho foi de 3,9%. A chefe da Divisão de Indicadores Estruturais do DEE, Vanessa Sulzbach, afirmou que "o crescimento significativo há quatro trimestres seguidos" pode não se manter. "A tendência é que as taxas se arrefeçam a partir do terceiro trimestre de 2019, em parte porque a influência da agropecuária se concentra na primeira parte do ano, e também porque os indicadores mais recentes da indústria já sinalizam uma certa desaceleração em alguns segmentos”, explicou Vanessa.
As perspectivas de crescimento para a economia brasileira, que estão abaixo de 1% - o relatório Focus, do Banco Central, apontou nesta segunda-feira que o mercado aposta em avanço de 0,87% no PIB brasileiro este ano -, também afetam o desempenho regional. O Rio Grande do Sul tem o quarto PIB do Brasil. Com peso importante das exportações, a economia gaúcha acaba ficando mais suscetível a oscilações no front externo e da demanda de outras regiões que compram produtos locais.  
A secretária de Planejamento, Leany Lemos, reconheceu a “força da economia do Estado, mas reforçou que as medidas ma área das finanças públicas são fundamentais para atrair investimentos. "Se não equacionarmos a crise fiscal, o governo estadual não poderá realizar os investimentos fundamentais ao crescimento da economia”, condicionou Leany. 
A série atual foi recalculada desde 2010. A medida faz parte da rotina de ajustes da estatística, explicam os técnicos. O período da atual série vem desde 2002. Outro trabalho também em andamento é a revisão do período que a Fipe fez a estimativa. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO