Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Urbanismo

- Publicada em 13 de Outubro de 2019 às 23:13

Humanização para a geração de novos negócios

Igreja de São Pelegrino é um dos principais atrativos turísticos do município

Igreja de São Pelegrino é um dos principais atrativos turísticos do município


COLETIVO VIVACIDADE/DIVULGAÇÃO/JC
Tornar a cidade de Caxias do Sul mais humana e próspera é o objetivo do Coletivo VivaCidade. O ponto de partida é o bairro São Pelegrino, um dos mais nobres do município e que concentra grande diversidade de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço. Também é referência para o turismo local por abrigar a Igreja de São Pelegrino, um dos mais significativos atrativos da cidade.
Tornar a cidade de Caxias do Sul mais humana e próspera é o objetivo do Coletivo VivaCidade. O ponto de partida é o bairro São Pelegrino, um dos mais nobres do município e que concentra grande diversidade de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço. Também é referência para o turismo local por abrigar a Igreja de São Pelegrino, um dos mais significativos atrativos da cidade.
O projeto de requalificação do bairro foi apresentado à comunidade na semana passada. "Acreditamos que uma cidade bem qualificada, ou em busca dela de forma constante em todos os seus aspectos, tem o desenvolvimento social e econômico favorecido. Mas é preciso discutir o projeto profundamente, buscando o equilíbrio entre as necessidades dos moradores, empreendedores e visitantes, para que todos ganhem", ressaltou a doutora em Urbanismo e coordenadora do projeto, Giovana Ulian.
Formado por pessoas atuantes em diferentes áreas, o VivaCidade busca fomentar a participação da sociedade. Conforme Giovana, o objetivo é estimular o engajamento das pessoas na tomada de decisões e sugestões, visando à promoção da requalificação urbana, da geração de negócios e do sentimento de pertencimento à região. "O que propomos é a criação de um círculo virtuoso, no qual as coisas melhorem para todos. Por isso, até dezembro, realizaremos diversas ações de divulgação para instigar a participação da comunidade", frisou.
Caracterizado por ser um bairro residencial, comercial, com instituições de ensino, esporte e lazer, São Pelegrino, segundo Giovana, além da participação popular, necessita de incentivo e trabalhos na forma de parcerias público-privadas. "Se cada vez mais tivermos pessoas com forte senso de pertencimento à região onde mora, é muito mais fácil ocorrer uma transformação para melhor. Começam a surgir ideias de melhor uso dos espaços, de cuidado com o patrimônio e com o seu semelhante", sugere.
Outra questão destacada por Giovana é de resgatar edificações e aspectos históricos e vocações do bairro São Pelegrino para desenvolver uma identidade local. São questões que, posteriormente, serão levadas para outras regiões do município. "Se analisarmos cada bairro, teremos suas peculiaridades. O projeto visa transformar a cidade em um organismo vivo e pensante. Mais de 80% da população mundial vive no meio urbano. Precisamos qualificar este meio, e não simplesmente ir espraiando a zona urbana", ressaltou.

Movimento atua para pensar e construir a cidade de Caxias do Sul de 2040

Grupo de voluntários que está à frente do Coletivo VivaCidade

Grupo de voluntários que está à frente do Coletivo VivaCidade


PAULO PASA/DIVULGAÇÃO/JC
O Coletivo VivaCidade está inserido nas temáticas do MobiCaxias, movimento da sociedade civil organizada, que pensa a Caxias de 2040. Na câmara temática de atração e retenção de investimentos, o coletivo propôs a criação de novas centralidades urbanas. "Identificamos nove bairros, que, pelas características e peculiaridades, são como um microcidades dentro de Caxias. São locais onde as pessoas podem morar, trabalhar, estudar, ter lazer e cultura, dentro de uma única região. Fazem todas essas atividades se deslocando a pé, ou seja, é de fácil acesso. O passo inicial para tornar isso realidade se dá com o projeto Viva São Pelegrino", explicou Giovana Ulian.
Até dezembro, o enfoque do projeto está na divulgação e na busca pelo engajamento social. A partir disso, já com as sugestões da população, será desenhado o projeto de qualificação do bairro. A intenção é que, até maio de 2020, o projeto esteja validado pela sociedade para ser entregue ao prefeito e aos candidatos ao cargo no próximo pleito. "Queremos desenvolver massa crítica nas pessoas, para que elas tenham condições de dar opiniões que visem ao melhor para a comunidade", ressaltou.
A primeira ação de divulgação e conscientização do projeto ocorreu neste domingo. O Circuito Viva São Pelegrino foi realizado das 9h às 18h, por meio de rodas de conversa e caminhada pelos principais pontos do bairro, finalizando com apresentação do projeto em um festival gastronômico. "Nossas ações se integram com atividades que já ocorrem no bairro. O objetivo é unir as pontas para que todo mundo ganhe nesse processo. Acreditamos que este é o primeiro de outros projetos que também estamos planejando e que ajudarão a continuar escrevendo a história inovadora e empreendedora de Caxias do Sul", acrescenta Giovana.
A etapa inicial do projeto Viva São Pelegrino, já superada, foi o processo de idealização e análise de viabilidade. As próximas, são seis no total, contemplam as diretrizes e o detalhamento do projeto, a viabilização de parcerias, a execução e o monitoramento, e, por fim, a política de manutenção. "Os ganhos são muitos, enxergamos muitas oportunidades quando há a disposição para melhorar a relação entre o setor público e privado, pois ruas mais vivas e ocupadas, o patrimônio ressignificado e a qualificação do espaço público fazem bem para todos", define Caio Esteves, especialista em place branding e pioneiro nesta abordagem no Brasil, que participou da atividade neste domingo.
Segundo Tiago Fiamenghi, um dos idealizadores do projeto, o objetivo é desenvolver um lugar bom para as pessoas e, por consequência, para os negócios locais. "Resgatar aspectos históricos e vocações da região permite desenvolver uma identidade local ou uma vocação, com a participação ativa das pessoas, despertando o senso de comunidade", reforça. O Viva São Pelegrino já tem a parceria de dezenas de entidades e empresas de Caxias do Sul.