Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

política monetária

- Publicada em 31 de Julho de 2019 às 21:36

Copom corta Selic de 6,50% para 6,00% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, reduzir a Selic (a taxa básica de juros da economia) de 6,50% para 6,00% ao ano. Esse é o primeiro corte da taxa após 16 meses e interrompe sequência de 10 reuniões consecutivas de manutenção dos juros. Com isso, a Selic está, agora, em um novo piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, reduzir a Selic (a taxa básica de juros da economia) de 6,50% para 6,00% ao ano. Esse é o primeiro corte da taxa após 16 meses e interrompe sequência de 10 reuniões consecutivas de manutenção dos juros. Com isso, a Selic está, agora, em um novo piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.
Em função da fraqueza da economia, dos índices de inflação controlados e do andamento da reforma da Previdência na Câmara, a decisão de ontem de redução da taxa era largamente esperada pelos economistas do mercado financeiro.
Notícias sobre economia são importantes para você?
De um total de 55 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 51 esperavam por um corte, sendo que 26 aguardavam por redução de 0,25 ponto percentual e 25 instituições projetavam corte de 0,50 ponto percentual. Outras quatro instituições projetavam estabilidade para a Selic.
Ao justificar a decisão, o BC avaliou que a evolução do cenário básico e, em especial, do balanço de riscos prescreve ajuste no grau de estímulo monetário. Ao mesmo tempo, o BC afirmou que a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo, indicando um novo corte na próxima reunião, em setembro.
Ainda assim, o Copom enfatizou que a comunicação dessa avaliação não restringe sua próxima decisão. "Os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação", reiterou o colegiado.
No documento, o BC também atualizou suas projeções para a inflação. No cenário de mercado - que utiliza expectativas para câmbio e juros do mercado financeiro, compiladas no relatório Focus -, o BC manteve sua projeção para o IPCA em 2019 em 3,6%. No caso de 2020, a expectativa permaneceu em 3,9%.
No cenário de referência, em que o BC utilizou nos cálculos uma Selic fixa a 6,50% e um dólar a R$ 3,75, a projeção para o IPCA, em 2019, também seguiu em 3,6%. No caso de 2020, o índice projetado foi de 3,7% para 3,6%. As projeções anteriores constaram no Relatório Trimestral de Inflação divulgado em junho.
O centro da meta de inflação perseguida pelo BC neste ano é de 4,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (índice de 2,75% a 5,75%). Para 2020, a meta é de 4,00%, com margem de 1,5 ponto (de 2,5% a 5,5%). No caso de 2021, a meta é de 3,75%, com margem de 1,5 ponto (de 2,25% a 5,25%). Já a meta de 2022 é de 3,50%, com margem de 1,5 ponto (de 2,00% a 5,00%).
Na mesma linha do Banco Central do Brasil, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou, nesta quarta-feira, corte de 25 pontos-base na taxa básica de juros dos Estados Unidos, levando-a para a faixa de 2,0% a 2,25%. Todos os dirigentes do Fed - à exceção de Esther George, do Fed de Kansas City; e de Eric S. Rosengren, do Fed de Boston - foram favoráveis à redução dos juros nesta reunião. Um afrouxamento na política monetária dos EUA não ocorria desde a Grande Recessão de 2008.

Governo e entidades comemoram

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro ficou "bastante satisfeito" com a redução da Selic. "Ele (Bolsonaro) está bastante satisfeito com isso", disse o porta-voz. "O presidente vem advogando, já de algum tempo que isso (redução da Selic) seria muito interessante para a economia."
O presidente da Fiergs, Gilberto Petry, afirmou que a retomada do ciclo de corte nos juros é importante para a economia. "Precisamos voltar a crescer e a Selic mais baixa pode nos dar novos estímulos", destaca.
Petry lembra, porém, que apesar do corte nos juros, é imprescindível que as reformas, especialmente previdenciária e tributária, sejam encaminhadas o quanto antes, abrindo espaço para um crescimento econômico maior no País.
"A redução foi uma decisão acertada do BC e dá um ritmo mais rápido ao ciclo de cortes que se inicia, estimulando uma resposta também mais rápida da economia", opinou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. "A política monetária tem um papel fundamental no estímulo à volta do crescimento."

Caixa lança 'Caixa Sim' e reduz juro do cheque especial

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira cortes nas taxas de juros de suas principais linhas de crédito a partir desta quinta-feira, tanto para empresas como para as famílias. Além disso, a partir do dia 19 de agosto, o banco disponibilizará um novo pacote de produtos, chamado "Caixa Sim", com taxas ainda mais atrativas aos clientes.
"Somos o banco mais solvente do mercado. Nenhum outro banco tem 20% de Índice de Basileia", afirmou o presidente do banco, Pedro Guimarães. "Isso nos permite tomar essa medida." As reduções de taxas são permanentes, completou.
No cheque especial para pessoas físicas, a redução imediata nos juros é de 26%, com a taxa máxima indo de 13,45% ao mês para 9,99% ao mês. Para pessoas jurídicas, a redução imediata no cheque especial é de 33%, caindo de 14,95% ao mês também para 9,99% ao mês.
No pacote "Caixa Sim", essas taxas serão ainda menores. No caso do cheque especial para famílias, a redução na taxa alcançará 33%, para 8,99% ao mês. Para empresas a redução nessa linha será de 40%, também para 8,99% ao mês.
Já no crédito pessoal, haverá uma redução de até 21% nas taxas cobradas. Atualmente o piso cobrado é 4,99% ao mês, e passará a ser de 2,29% ao mês. Nesse caso, as taxas variam conforme o perfil do cliente.
A Caixa também anunciou a isenção da anuidade no cartão de crédito para pessoas físicas. "A isenção de anuidade é importante em um momento de grande competição no mercado bancário, inclusive com a liberação de recursos do FGTS", completou.