Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 25 de Junho de 2019 às 20:02

Consulado-geral dos EUA em Porto Alegre vai atuar na promoção do comércio

Julia Harlan e William Popp recepcionaram os convidados 
no Consulado Norte-americano

Julia Harlan e William Popp recepcionaram os convidados no Consulado Norte-americano


CLAITON DORNELLES /JC
O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre passa agora a ser Consulado-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A mudança foi anunciada ontem pelo encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, William Popp, durante a comemoração do 243º aniversário de Independência dos Estados Unidos da América.
O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre passa agora a ser Consulado-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A mudança foi anunciada ontem pelo encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, William Popp, durante a comemoração do 243º aniversário de Independência dos Estados Unidos da América.
A nova designação foi definida pelo Departamento de Estado norte-americano e aprovada pelo governo brasileiro devido à evolução do papel do Consulado para muito além do seu foco original, puramente consular. O consulado atua para promover e facilitar comércio e ampliar o relacionamento bilateral entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e os Estados Unidos. Muitas das suas atividades enfatizam questões políticas, econômicas, culturais e de segurança.
Popp explicou o significado da mudança. "A designação como Consulado-geral reconhece que a cônsul-geral Julia Harlan e sua equipe estão engajados em todos os aspectos das relações bilaterais entre o Sul do Brasil e os Estados Unidos. Fazer do Consulado um Consulado Geral marca as ilimitadas possibilidades que nossos dois países têm para cooperar e prosperar juntos aqui no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina."
Julia está à frente do consulado desde a inauguração, em 27 de junho de 2017. "Nesses dois anos, aprendemos muito com o povo gaúcho e catarinense, o que possibilitou ações bem-sucedidas deste consulado." A cônsul-geral e sua equipe já percorreram mais de quatro mil quilômetros em visitas oficiais às principais cidades do Sul do País.
Entre as atividades desenvolvidas pelo Consulado nos dois anos de funcionamento na capital gaúcha, destacam-se a participação de empresários gaúchos no programa SelectUSA, com foco na assistência ao processo de internacionalização de empresas locais.
Na área de segurança, o Consulado intermediou o intercâmbio entre instrutores americanos e policiais civis e militares para aprimorar táticas em muitas áreas de importância para os dois países.
No âmbito da educação, o Consulado facilitou a abertura de dois novos centros do EducationUSA - escritório oficial do governo americano para a promoção da educação nos Estados Unidos - um em parceria com a Pucrs, em Porto Alegre, e outro com a Udesc, em Florianópolis.
O Consulado enviou dezenas de participantes, entre alunos do Ensino Médio, jovens empreendedores e profissionais formados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para programas de estudo e liderança nos Estados Unidos. Por intermédio do Consulado, especialistas das áreas judiciária, inovação, games e empreendedorismo estiveram nos dois estados compartilhando conhecimentos e conhecendo a realidade brasileira.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO