Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 23 de Junho de 2019 às 21:48

Fauna preservada gera lucro a hospedagens

Tucanos podem ser observados na natureza pelos visitantes na Fazenda Capoava, no interior de São Paulo

Tucanos podem ser observados na natureza pelos visitantes na Fazenda Capoava, no interior de São Paulo


/FAZENDA CAPOAVA/DIVULGAÇÃO/JC
A preocupação com o meio ambiente e a proteção de animais silvestres não só é o caminho mais assertivo para um negócio sustentável, como também rende bom retorno na taxa de ocupação de hospedagens voltadas ao turismo de lazer, principalmente com a chegada das férias de julho.
A preocupação com o meio ambiente e a proteção de animais silvestres não só é o caminho mais assertivo para um negócio sustentável, como também rende bom retorno na taxa de ocupação de hospedagens voltadas ao turismo de lazer, principalmente com a chegada das férias de julho.
Além de atrair durante todo o do ano diversos grupos de profissionais ou estudantes para imersão em meio à natureza, esse tipo de receptivo ganha alta de demanda no inverno, quando famílias com crianças buscam lazer e atividades relacionadas ao tema em várias regiões do País. "É nossa melhor temporada", comenta o gerente de Meio Ambiente do hotel Fazenda Capoava, Ayo Miranda. Somando 36 quartos em uma área de 120 hectares de mata nativa, a 22 quilômetros da cidade de Itu (SP), o estabelecimento aproveita o período de maior procura para caprichar na programação.
A fazenda promove caminhada em trilhas de aventuras pela floresta estacional (área de transição da Mata Atlântica para o Serrado), observação de fauna, passeios a cavalo ou de bicicleta, brincadeiras noturnas no meio da mata e saídas de barco pelo lago. O hotel também investe em espetáculos teatrais. "Temos o projeto De Olho nos Bichos, que ironiza fatos reais, baseado na convivência dos hóspedes com os animais silvestres (papagaios, araras, macacos-prego, saguis, entre outros) que circulam pelo local", comenta Miranda.
Além de estimular a afinidade com os animais, a equipe da Fazenda Capoava também trata de ensinar como lidar em casos nos quais um ser humano se depara com um sapo ou uma cobra, por exemplo - sem que seja necessário um confronto, e garantindo que o bicho possa ser devolvido para o habitat natural. "Temos hóspedes frequentes, que utilizam o lugar como se fosse sua própria fazenda", comenta Miranda.
Além do público de São Paulo, muitos hóspedes são gaúchos. "Inclusive, por influência de pessoal do Sul, criamos cavalo crioulo por aqui." Contando com chalés de diferentes padrões e vistas distintas, o hotel-fazenda recebe também muitas escolas, e conta com uma equipe de recreação formada por biólogos que, além de resgatar a essência das brincadeiras típicas de fazenda - como pega-pega, esconde-esconde e tantas outras -, criam atividades e gincanas socioeducativas. Como reforço do que é passado no discurso, o empreendimento assumiu diversas iniciativas que difunde: ao tratar da redução global do plástico, a direção da hospedagem eliminou o uso de copos descartáveis e canudos. "Focamos em ações sustentáveis, incluindo a gestão de resíduos."
O empreendimento surgiu em 2001 com foco no turismo rural, mas logo começou a pensar na sustentabilidade e investiu na reestruturação florestal. "Com isso, a fauna local começou a reaparecer", comenta o gerente. "A fazenda está inserida em um local que foi muito degradado no passado, durante os ciclos de monocultura, como cana, café e gado. Nosso sucesso é a prova de que, para ser um empreendedor rural, não é necessário impactar o meio ambiente."

Biodiversidade e pesquisas científicas para ver de perto

O Cristalino Lodge - hotel situado em meio à Floresta Amazônica, em uma área seis vezes maior que o Arquipélago de Fernando de Noronha - monitora e realiza pesquisas científicas, garantindo a preservação do meio ambiente. "Julho tem muita procura. A floresta torna-se mais seca, e o rio está abaixando seu nível, revelando rochas em meio à água cristalina", destaca a gerente de vendas do hotel, Priscilla Eilert.
"É um bom período para observar aves e borboletas. As chances de ver grandes mamíferos nas margens dos rios é maior", afirma Priscilla. No local, é possível avistar uma grande variedade de espécies de aves, répteis, insetos e mamíferos, como anta brasileira, tamanduá-bandeira, bicho-preguiça e lontra. "É uma boa oportunidade, aliás, para se reconectar com a natureza e apresentar alguns desses animais em seu habitat natural para as crianças e ensiná-las um pouquinho mais sobre a fauna brasileira."
Inspirado na conservação da biodiversidade, o hotel Cristalino Lodge investe em captação de energia limpa, feita por meio de 60 placas fotovoltaicas que geram 2,3 MW por mês a jardins de permacultura para o tratamento da água e uso de produtos da horta orgânica. Segundo a gerente de vendas Priscilla, entre as práticas do empreendimento para garantir a preservação do meio ambiente foram decretadas reservas particulares de conservação em caráter perpétuo.
Situado em plena Floresta Amazônica, o Cristalino Lodge foi todo pensado para que o hóspede tenha uma experiência completa, destaca Priscilla. "Desde a parte estrutural até a equipe preparada e disposta a ajudar os visitantes a desfrutarem do maior conforto em nossas acomodações", completa.
Mas não é necessário ir muito longe, no caso de família que queiram mostrar às crianças exemplo de projetos que preservem o meio ambiente e respeitem os animais. Estes são pilares também do empreendimento gaúcho Quinta da Estância, em Viamão. Localizada em espaço de 100 hectares, a empresa fundou, em 1995, um criadouro conservacionista com finalidade pedagógica, onde são reproduzidos animais silvestres brasileiros, especialmente espécies em vias de extinção, como capivaras, emas, jacarés, araras, papagaios e tucanos. A fazenda recebe, identifica e recupera espécies provenientes do tráfico de animais silvestres apreendidos pelo Ibama, pela Brigada Ambiental e pela Polícia Federal.
Outra atividade desenvolvida na fazenda é a preservação das matas nativas e ciliares da região, que protegem córregos, árvores, bugios, pássaros e outros animais residentes. O Quinta da Estância ainda tem uma unidade biológica, onde trata resíduos da água utilizada, para ser devolvida à natureza, sem contaminar o subsolo e lençóis freáticos. Considerada uma das maiores fazendas de turismo ecológico do País, a empresa gaúcha recebe mais de 80 mil visitantes do Brasil e do Uruguai.