Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Junho de 2019 às 21:45

HT Micron lança chip de IoT para indústria 4.0

Ryu (cumprimentando Leite) comemorou a concretização do projeto

Ryu (cumprimentando Leite) comemorou a concretização do projeto


/ITAMAR AGUIAR/PALÁCIO PIRATINI/JC
Patricia Knebel
"Estou muito, muito feliz." O sul-coreano Chris Ryu, CEO da HT Micron, era o retrato da satisfação nesta terça-feira no lançamento do primeiro chip para Internet das Coisas (IoT) produzido e desenvolvido no Brasil. O iMCP HT32SX é resultado de parcerias com a Hana Micron, a ST Microelectronics e o ITT-Chip da Unisinos.
"Estou muito, muito feliz." O sul-coreano Chris Ryu, CEO da HT Micron, era o retrato da satisfação nesta terça-feira no lançamento do primeiro chip para Internet das Coisas (IoT) produzido e desenvolvido no Brasil. O iMCP HT32SX é resultado de parcerias com a Hana Micron, a ST Microelectronics e o ITT-Chip da Unisinos.
"A Internet das Coisas é o cérebro da indústria 4.0 e esse projeto será muito importante para esses projetos no Brasil e na América do Sul, pois vamos exportar", projeta o executivo. A cerimônia aconteceu na Unisinos e contou com a presença de empresários e autoridades brasileiras e sul-coreanas, como o governador Eduardo Leite. A HT Micron é resultado de uma joint venture entre a sul-coreana Hana Micron, a Finep e acionistas brasileiros.
"Um momento como esse só é possível porque aqui temos a tríplice hélice, que envolve o esforço público, empresarial e da nossa universidade", afirma a CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, relembrando a dedicação de todos, há 10 anos, para que a HT Micron se instalasse no Brasil. "Ter um agrupamento de empresas não significa ter um ecossistema de inovação. Isso só se tangibiliza quando começamos a ver produtos globais como esse da HT Micron", comemora.
O System-in-Package (SIP) é uma inovação na medida em que permite que todas as tecnologias de encapsulamento avançado sejam integradas em um único chip. "Esse não é só o lançamento de um chip, mas de um know how que agora temos em projetar essa tecnologia do SIP que vai viabilizar Internet das Coisas e as aplicações na indústria 4.0", afirma Luiz Francisco Gerbase, membro do conselho da HT Micron.
O produto é o primeiro previsto para os próximos 24 meses e poderá ser utilizado em soluções para localização de pessoas, cargas, medição remota de gás e água, iluminação pública, entre outras. "Esse é o dia com o qual nós temos sonhado. Estamos entregando uma tecnologia que poderá revolucionar a indústria de semicondutores e gerar à sociedade uma melhor experiência de criar soluções e oferecer uma conectividade completa e plug and play, pronta para usar", comenta o diretor de P&D Avançado da HT Micron, Willyan Hasenkamp,
O coordenador de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Guilherme de Paula Corrêa, esteve no evento e elogiou o lançamento. Em tempos de redução de custos das empresas, ele disse que o chip de IoT vai apoiar a indústria 4.0, já que permitirá o sensoriamento dos objetivos com um único chip, que reduz custos.
Ele aproveitou a ocasião para dar uma boa notícia para o mercado de Internet das Coisas brasileiro. O Plano Nacional de IoT, que deveria ter sido publicado em 2017, está seguindo os trâmites e a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro assine o decreto ainda em julho. "Internet das Coisas é uma prioridade para o governo brasileiros", sinaliza.
Além do lançamento, a terça-feira foi de celebração do 50º aniversário da Unisinos e do 20º aniversário do Tecnosinos, onde a HT Micron foi instalada há dez anos. "Temos que gerar riqueza e isso vem do manejo lúcido das políticas de construção deste ambiente. Não queremos ser uma nação refém das commodities, mas que valoriza a inovação", reforça o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO