Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMUNICAÇÃO

- Publicada em 31 de Maio de 2019 às 03:00

Smartphones dão asas ao mercado de podcasts

Carina garante que há investimentos de grandes marcas nesta área

Carina garante que há investimentos de grandes marcas nesta área


/LUIZA PRADO/JC
Um dos formatos de conteúdo cuja demanda mais cresce no mundo é o de podcasts, ou seja, material autoral em áudio para ser ouvido, principalmente, em plataformas móveis. O que impulsionou isso foi a popularização dos smartphones.
Um dos formatos de conteúdo cuja demanda mais cresce no mundo é o de podcasts, ou seja, material autoral em áudio para ser ouvido, principalmente, em plataformas móveis. O que impulsionou isso foi a popularização dos smartphones.
A constatação é de Carina Donida, diretora da America Podcast, especializada em produção de podcasts em Porto Alegre. Ela também é sócia da produtora Radioativa, há mais de 20 anos em operação na cidade, com atuação em todo o Brasil. "92% do consumo deste tipo de produto ocorre via smartphones", diz, baseada em pesquisas de publicações da indústria, como Iinterativa e E-commerce News.
Atenta ao mercado, Carina avalia que existem investimentos de grandes marcas no setor. De abril de 2017 a abril de 2018, o serviço de streaming Spotify, por exemplo, registrou aumento de acesso a podcasts na ordem de 330%. Talvez por isso a companhia tenha comprado empresas como Gimlet Media e Anchor - ambas focadas em áudio. "A tendência será essa. Haverá menos consumo de música e mais de conteúdo", compara a empreendedora, que é formada em Música.
Como trata-se de um segmento relativamente novo no Brasil, embora a modalidade tenha sido criada em 2004 nos Estados Unidos, a America está desenvolvendo estratégias para alavancar as produções. Os projetos, normalmente, começam em forma de parceria e, posteriormente, é pensada uma maneira de aproveitar o resultado comercialmente. A America deve lançar, em breve, ainda, os serviços de assessoria de imprensa e ativação digital dos programas que edita.
A peculiaridade dos podcasts está baseada em dois pilares: linguagem e perfil de público. Quem ouve esse tipo de conteúdo faz alguma outra atividade concomitantemente, como tarefas domésticas ou exercícios físicos. A partir dessas características, Carina enxerga haver muito mercado para explorar este meio. E, como em tudo, permanecerão os melhores. "Se destacam aqueles que têm história, conceito, tecnologia e conhecimento."
Sabrina Thomazi, jornalista gaúcha que já trabalhou em TV e rádio, agora decidiu apostar em um projeto solo, justamente, no formato de podcast. O Âncora de Carreira, sobre empreendedorismo feminino e materno, surge num momento de mudanças na área da Comunicação. "A produção do podcast é crescente no Brasil e no mundo", corrobora ela. "Tenho a noção de que ainda estamos abrindo esse mercado por aqui, no Rio Grande do Sul, e plantando uma semente entre as mulheres", afirma.
Sabrina procurou números para embarcar no novo desafio, como um levantamento recente divulgado pelo Ibope que aponta que quatro em cada 10 brasileiros já ouviram podcast. Nos Estados Unidos, já são 70% dos internautas na escuta.

Jornal do Comércio faz aposta no formato

Gravação do podcast do GeraçãoE com Isadora Jacoby, Alceu Brasinha e Mauro Belo Schneider

Gravação do podcast do GeraçãoE com Isadora Jacoby, Alceu Brasinha e Mauro Belo Schneider


LUIZA PRADO/JC
O Jornal do Comércio lançou, nesta semana, seus primeiros programas de podcast. A estreia foi na terça-feira com a série Histórias Empreendedoras, apresentada pelos jornalistas Mauro Belo Schneider e Isadora Jacoby, do GeraçãoE. Na quinta-feira, foi a vez do Mentes Transformadoras, de Patricia Knebel. A produção é feita em parceria com a America Podcast, empresa de Porto Alegre especializada no formato de conteúdo, e novos episódios serão publicados semanalmente.
O primeiro convidado do GeraçãoE foi o fundador das lojas Lebes, Otélio Drebes. O projeto integra as novidades que o JC tem anunciado para comemorar seus 86 anos de circulação ininterrupta. Os podcasts podem ser ouvidos em várias plataformas, como celular, aparelho de rádio e computador. Conheça em www.jornaldocomercio.com/podcasts ou busque no Spotify, iTunes e Google Podcasts.