Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 05 de Maio de 2019 às 22:07

Cidade do Panamá une história e modernidade

Casco Viejo tem um charmoso patrimônio cultural, repleto de belos casarões e restaurantes

Casco Viejo tem um charmoso patrimônio cultural, repleto de belos casarões e restaurantes


PAULA SÓRIA QUEDI/ESPECIAL/JC
Apesar de mundialmente conhecida por seu canal, o Panamá é bem mais do que essa obra gigantesca que permitiu a ligação entre o oceano Atlântico e o Pacífico. Com 4,1 milhões de habitantes, a estreita porção de terra na América Central é a ponte que liga o Sul ao Norte do continente.
Apesar de mundialmente conhecida por seu canal, o Panamá é bem mais do que essa obra gigantesca que permitiu a ligação entre o oceano Atlântico e o Pacífico. Com 4,1 milhões de habitantes, a estreita porção de terra na América Central é a ponte que liga o Sul ao Norte do continente.
A diversidade do Panamá é o que tem despertado cada vez mais o interesse de turistas, que podem unir cultura, lazer e compras em um mesmo destino. A capital, Cidade do Panamá, é uma metrópole que soube se reinventar ao longo dos anos, unindo o antigo ao contemporâneo.
Os modernos arranha-céus deram à cidade o apelido de "Dubai das Américas". Ao mesmo tempo, ao caminhar pelas vielas de Casco Viejo, no Centro Histórico da cidade, os turistas se deparam com um charmoso patrimônio cultural repleto de belos casarões e restaurantes. Basta pisar no chão de pedra para perceber que a cidade ainda mantém sua identidade de colonização espanhola, de quem se emancipou em 1821, sendo anexada à Colômbia.
O centro histórico se destaca também por uma qualidade que falta em muitas outras cidades turísticas da América Central: a limpeza. Ao contrário de outros destinos na região, como Cartagena e San Andres, na Colômbia, ou Santo Domingo, na República Dominicana, a Cidade do Panamá é limpa e bem cuidada. Outro ponto positivo é que fazer compras no Panamá sai bem mais barato que no Brasil, mas se comparado aos Estados Unidos, é uma cidade mais cara. A moeda é a balboa, porém são os dólares norte-americanos que circulam no país.
Outro ponto de destaque é que diferentemente de Cartagena, cujas ruelas ficam apinhadas de turistas, em Casco Viejo é tranquilo caminhar. A área é considerada segura para turistas, com bastante policiamento. Um dos motivos é que ali fica o palácio presidencial do Panamá. Porém, o taxista que nos levou ao local deu a seguinte orientação: "caminhem apenas pelas ruas com calçamento vermelho, pois são mais seguras."
Além da colonização espanhola, fica evidente a influência norte-americana. Os EUA, de olho nos lucros que poderia obter com a ligação dos oceanos, foram os maiores apoiadores da independência da então província do Panamá da Colômbia, em 1903. Construíram o canal e receberam os direitos econômicos de sua exploração, o que durou até 1999.

Aeroporto de Tocumen, o hub das Américas

O turismo é uma das áreas mais focadas nos últimos governos do Panamá, por isso foram feitos investimentos massivos no Aeroporto Internacional de Tocumen, conhecido hoje como hub das Américas.
Por sua localização geográfica estratégica - no meio do caminho entre as américas do Sul e do Norte, e às margens do Caribe - Tocumen se tornou parada obrigatória para conexões rumo a cidades caribenhas como Cuba, Aruba e República Dominicana, além dos Estados Unidos.
Quem desembarcar na Cidade do Panamá e ficar alguns dias pode conhecer a parte caribenha do país. Entre as praias mais cobiçadas está San Blás, uma comarca indígena autônoma com 378 ilhas, menos de 50 delas são habitadas. As praias são paradisíacas, banhadas por um mar cristalino e paisagem intacta. A partir da capital, leva-se duas horas de carro (cerca de 100km) e mais uma travessia de barco.

Principais atrativos do Casco Viejo

  • Catedral Metropolitana
  • El Palacio de las Garzas (palácio do governo)
  • Igreja e Convento de São Francisco de Assis
  • Igreja de San José
  • Igreja de La Merced
  • Igreja e Convento de Santo Domingo
  • Igreja e convento da Companhia de Jesus
  • Palácio Municipal
  • Teatro Nacional do Panamá
  • Museu do Canal do Panamá
  • Palácio Bolívar
  • Casa Góngora
  • Plaza Bolívar
  • Plaza Herrera
  • Plaza de Francia
  • Plaza de la Independencia