Porto Alegre, segunda-feira, 09 de setembro de 2019.
Dia do Administrador e do Médico Veterinário.

Jornal do Comércio

Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR

Infraestrutura

01/04/2019 - 18h51min. Alterada em 09/09 às 10h08min

Aeroporto Salgado Filho inaugura nova área de embarque e check-in

Check-in serão feitos na área de expansão do Terminal 1, no segundo piso

Check-in serão feitos na área de expansão do Terminal 1, no segundo piso


LUIZA PRADO/JC
Matheus Closs
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, terá um novo local de check-in, embarque e desembarque a partir desta terça-feira (2). Com a entrega de uma nova etapa das obras da Fraport Brasil – subsidiária da empresa alemã concessionária do aeroporto -, o check-in de voos domésticos e internacionais passa a ser feito na área de expansão do Terminal 1, no segundo piso.
A área antiga do check-in deve fechar completamente até o final da semana, quando as companhias aéreas que operam ali devem concluir a mudança para o novo espaço. O local antigo, então, será fechado para obras, que devem se estender até outubro.
O espaço que será inaugurado nesta terça fica em frente ao novo edifício-garagem e conta com 80 guichês de check-in, além de novo sistemas de iluminação e ar-condicionado. Ele atenderá voos domésticos e internacionais somente até o fim das obras da parte antiga do terminal - que passará a atender linhas internacionais, enquanto a parte nova será destinada somente aos voos nacionais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
O embarque e desembarque de voos domésticos também já serão feitos na área de ampliação. Após realizar o check-in no segundo piso, o passageiro deverá subir ao terceiro piso, para passar pelos novos equipamentos de inspeção de segurança, até seguir para a sala de embarque, novamente no segundo piso.
Essa mudança será permanente e, segundo o diretor de Infraestrutura da Fraport Brasil, Marcel Moreno, tem o objetivo de fazer com que haja mais fluxo nas lojas do local. O novo espaço de embarque terá 130 espaços comerciais, que estão em negociação.
A nova sala de embarque ficará no píer, que conta com seis novos portões (119 a 124) e três novas pontes. Os atuais portões de embarque (1 a 8) serão alterados para 103, 104, 105, 106, 106R (que será extinto após a conclusão das obras), 107, 108 e 109, respectivamente.
O novo desembarque, no primeiro piso, será separado dos voos internacionais, e possui novos carrosséis de bagagens.
Vila Nazaré é entrave para expansão da pista
Durante coletiva de apresentação das novas áreas - que contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior -, a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, informou que a expansão do aeroporto deve atrair maior circulação ao aeroporto.
“O tráfego [até agora] não é exatamente o que esperávamos, mas com a volta do desenvolvimento econômico no Brasil estamos muito confiantes que vamos chegar ao número que esperávamos”, disse Andreea.
Além disso, ela destacou o acordo de cooperação com a prefeitura de Porto Alegre, que trabalha na realocação das famílias que ocupam a Vila Nazaré, por onde será alargada a pista do aeroporto – última etapa das obras do aeroporto que aumentará a pista dos atuais 2,280 mil metros para 3,2 mil metros, com prazo de entrega para dezembro de 2021.
Para isso, a prefeitura deve entregar nos próximos meses as obras de dois condomínios, um no bairro Sarandi e outro no Rubem Berta, que devem abrigar as 1,3 mil famílias que moram no local. “O prazo da prefeitura é o prazo de entrega do local para que as pessoas possam habitar, no prazo de remoção. Os prazos podem todos serem cumpridos, a não ser que nós tenhamos alguma interposição de ação judicial”, prometeu Marchezan.
Para o governador do Estado, a ampliação da pista tem papel importante na logística do setor produtivo gaúcho, que poderia reduzir seus custos, visto que hoje o escoamento é feito através de vias rodoviárias até Guarulhos. “Se puderem fazer por aqui o transporte, e poderão a partir da nova pista, vão ter uma redução de custo e, consequentemente, isso também aumenta a competitividade do Estado”, analisou Leite.
Com a expansão total do Salgado Filho, o aeroporto passará de 34 para 74 mil metros quadrados. De acordo com a estimativa da Fraport, a reforma deverá atrais 11,2 milhões de passageiros em 2023 – em 2018, foram 8,2 milhões. Em junho deste ano, deve ser entregue a obra do edifício-garagem, que terá 1.050 vagas de estacionamento. Com um investimento de R$ 1,8 bilhão, a empresa espera concluir a expansão do terminal até 2019.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

EXPEDIENTE