Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 28 de Fevereiro de 2019 às 16:32

Food trucks começam a operar em novo ponto em Porto Alegre

Veículos com comidinhas e bebidas estão em canteiro na região da avenida Goethe com rua Mariante

Veículos com comidinhas e bebidas estão em canteiro na região da avenida Goethe com rua Mariante


MARIANA CARLESSO/JC
Atualizada às 17h de 03/02/2019
Atualizada às 17h de 03/02/2019
Os food trucks estrearam em um novo local em Porto Alegre. Agora os veículos com as comidinhas e bebidas estão em um canteiro central na ligação da avenida Goethe com rua Mariante, no bairro Rio Branco. Os carros estarão no local nas sextas-feiras e aos sábados, das 15h às 20h. A frequência deve aumentar a mais dias da semana à medida que houver mais público, segundo os operadores.  
A instalação de um poste para fornecer energia garantiu o funcionamento dos food trucks, que disponibilizam mesinhas para os clientes. A operação depende de cada proprietário, e é feito um rodízio entre os integrante da Associação de Gastronomia Itinerante do Rio Grande do Sul (Agirs).
"Vamos funcionar dois dias na semana até que a comunidade nos conheça e depois vamos estar de segunda a segunda", diz a dona do Pitakos Food Pizza, Angela Cristina Pires, que atua com toda a família no negócio. Ela diz que dois veículos estão indo a cada dia, um com comida e outro com cerveja.
O marido de Angela, Otacir Pires, e o dono de um beer truck (cerveja) César Felipe Ferreira fizeram plantão no local na sexta-feira (1) e sábado (2) e apostam que as pessoas vão aos poucos se acostumando com a presença das operações.
A moradora Juçara Donato foi ao local na tarde de sexta e comemorou a nova opção. "Aqui por perto é difícil ter alguma coisa de alimentação aberta à tarde. Estava com fome, fui a dois locais e estavam ainda fechados, pois só abrem mais tarde. Com feriado do Carnaval, nem sei se vão abrir", contou Juçara. "Quando vi os food trucks, resolvi parar para matar a minha fome", disse moradora, aliviada.    
Os carros começaram a operar nos dias 22 e 23 de fevereiro. Muitos deles também migravam para o Litoral, onde a clientela era mais farta. O presidente da Agirs, Neno Gutteres, explica a instalação de energia para uso dos carros, com relógio próprio de consumo, envolveu gasto em torno dos R$ 5 mil, R$ 1.090,00 só do poste.
"Acredito que agora possamos atuar por mais tempo, já que o investimento que tivemos foi alto e deve trazer movimento para locais antes inexplorados e degradados", disse Guterres. A ideia é movimentar os pontos de food truck e beer trucks, com atrações como artistas locais. Para cada dois food trucks são necessárias duas beer truck.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/03/01/206x137/1_mc010319_food_trucks__27_-8644146.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c79b78a0cac7', 'cd_midia':8644146, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/03/01/mc010319_food_trucks__27_-8644146.jpg', 'ds_midia': 'Food trucks na rua Mariante', 'ds_midia_credi': 'MARIANA CARLESSO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Food trucks na rua Mariante', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}

A cada semana, está no canteiro um food truck e um beer truck. Foto: Mariana Carlesso/JC

Outro local que volta a ter as operações é o viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico da Capital. No ano passado, comerciantes enfrentavam o impasse com o poder Legislativo. Após a liberação do prefeito Nelson Marchezan Júnior para o trabalho em algumas áreas da cidade, o empecilho foi a falta de estrutura elétrica para o tipo de comércio, explica o presidente da Agirs, Neno Gutterres.
Os operadores preparam ainda uma agenda especial para o dia de São Patrício, o St. Patrick's Day, feriado irlandês que virou febre no Brasil. A data é comemorada em 17 de março e gera eventos em diversos bares e até na rua em bairros como Cidade Baixa, Bom Fim, Rio Branco e Moinhos de Vento.    
A legislação em Porto Alegre define que os food trucks podem se instalar a uma distância de dez metros de estabelecimentos comerciais. Em relação a shopping centers e restaurantes da Orla do Guaíba, a distância deve ser de 150 metros. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO