Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 19 de Fevereiro de 2019 às 12:40

Chocofest espera atrair 150 mil pessoas na edição de 2019

Nova Petrópolis sediará festa pelo segundo ano consecutivo e investirá em atrações

Nova Petrópolis sediará festa pelo segundo ano consecutivo e investirá em atrações


Cássio Brezolla e Arthur Schaeffer/Divulgação/JC
Lívia Rossa
Praças enfeitadas, personagens e muito chocolate exposto. Essa é a promessa do Chocofest, festival de chocolate que acontece tradicionalmente na Serra Gaúcha. Será o segundo ano consecutivo em Nova Petrópolis, que acabou assumindo a festa que antes já foi em Canela e Gramado, que fez edição de 2017.
Praças enfeitadas, personagens e muito chocolate exposto. Essa é a promessa do Chocofest, festival de chocolate que acontece tradicionalmente na Serra Gaúcha. Será o segundo ano consecutivo em Nova Petrópolis, que acabou assumindo a festa que antes já foi em Canela e Gramado, que fez edição de 2017.
O evento vai de 11 a 21 de abril com novas atrações para o público, que vem de todos os lugares do Rio Grande do Sul e Brasil. Em 2019, são esperadas 150 mil pessoas, 40 mil visitantes a mais do que na edição  de 2018.
Organizado ano a ano e com espaço itinerante, já que a definição do local depende das parcerias, o evento movimenta turismo e comércio locais. Destaca-se o uso de hotéis e a procura por gastronomia. "É um diferencial para a cidade e todos ganham", diz o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt.
Os preparativos iniciaram-se em outubro de 2018. Atraído pelo lado lúdico, o público principal da Chocofest é infantil, mas há opções para os adultos. Praça de alimentação e chope artesanal devem compor o espaço na conhecida Rua Coberta da cidade.
A programação da festa tem desfile com carros temáticos e personagens fantasiados, que mobiliza cerca de 200 artistas. Além da passeata, 50 pessoas somam-se às demais atrações, divididas em artistas e montagem do evento. A maioria dos integrantes é de moradores da cidade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/18/206x137/1_jornal_vidades__nova_petropolis_arvore_dos_sonhos__credito__divulgacao_chocofest-8629417.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6af3c13fa35', 'cd_midia':8629417, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/18/jornal_vidades__nova_petropolis_arvore_dos_sonhos__credito__divulgacao_chocofest-8629417.jpg', 'ds_midia': 'Jornal Cidades- Nova Petrópolis-Arvore dos sonhos- crédito  Divulgação Chocofest (2)', 'ds_midia_credi': 'CHOCOFEST/DIVULGAÇÃO/CIDADES', 'ds_midia_titlo': 'Jornal Cidades- Nova Petrópolis-Arvore dos sonhos- crédito  Divulgação Chocofest (2)', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Turistas poderão comprar os ovos e deixá-los sob a Osterbaum, árvore de Páscoa em alemão. Foto: Chocofest/Divulgação
De acordo com Staudt, o modelo da festa será mantido como nos outros anos. Em 2019, o diferencial entre as atrações será a Fábrica de Ovos, novidade na organização. Para acentuar a magia da Páscoa, o turista poderá comprar os ovos, pintá-los e deixá-los sob a Osterbaum, árvore de Páscoa em alemão, localizada na Praça das Flores, no centro da cidade. "A preservação da tradição da cultura alemã também promete ser um dos destaques da Chocofest", diz Staudt.
A ampliação das atividades com o foco na movimentação do fluxo de turistas deve custar de R$ 500 mil a R$ 700 mil. Segundo Staudt, o valor será fechado após definição de todos os patrocinadores. "A maioria dos parceiros do ano anterior continua. Com a divulgação, acreditamos que surjam novos", afirma o dirigente.
Na região, as fábricas de chocolate e lojas locais empregam em média duas mil pessoas. No período de Páscoa a previsão é de aumento de 10% na oferta de vagas diretas, segundo o presidente da Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco) Altanidio Ferreira de Lima.
Neste ano, a iniciativa é uma união da Prefeitura de Nova Petrópolis com a Cooperativa Casa de Nova Petrópolis, entidade sem fins lucrativos, selecionada por edital. A organização é da Rossi & Zorzanello - Eventos e Empreendimentos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO