Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 27 de janeiro de 2019.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Relações Internacionais

Edição impressa de 28/01/2019. Alterada em 27/01 às 01h00min

Rio Grande do Sul inaugura Câmara Argentino-Brasileira

As relações comerciais entre o Rio Grande do Sul e a Argentina ganharam um importante apoio. No dia 24, foi assinada a ata de constituição da Câmara Empresarial Argentino-Brasileira do Rio Grande do Sul (Ceab-RS). O objetivo da entidade é dar voz às empresas de ambos os países para superar as travas existentes em relação ao intercâmbio comercial.
A Câmara foi lançada em maio de 2018, durante evento ocorrido na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Dez empresas constituíram-se como sócias-fundadoras da Ceab-RS: Jornal do Comércio, Uniagro, Dana, Mercovias, Pibernat, Artecola, Silvestrin Frutas, Termolar, Leopolders Cerveja Artesanal e M&J Consultoria. Já a Fiergs, a Federação de Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio-RS), a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e o Consulado-Geral da República Argentina em Porto Alegre assinaram como sócios honorários.
Pedro De Marchi Calazans, gerente de Operações da Uniagro, foi escolhido como primeiro presidente da Ceab-RS. Calazans reafirmou o compromisso da câmara com o desenvolvimento do comércio bilateral, e manifestou a vocação da entidade para trabalhar em parceria para promover um clima de negócios que incentive tanto o intercâmbio comercial como os investimentos estrangeiros diretos.
A Ceab-RS integra a Federação de Câmaras de Comércio Argentinas no Brasil, entidade recentemente criada pelo Embaixador da República Argentina em Brasília, Carlos Magariños. Segundo dados da plataforma Comex Stat, do Ministério da Economia, as exportações do Rio Grande do Sul para a Argentina somaram US$ 19,91 bilhões em 2018. Já as importações de produtos argentinos para o Estado alcançaram
US$ 11,27 bilhões no ano passado. Com a criação da Ceab-RS, deverá haver um esforço para incrementar uma maior participação de pequenas e médias empresas nesse fluxo de comércio.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia