Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 03 de Dezembro de 2018 às 01:00

App apoia pacientes no combate à apneia do sono

Novidade amplia a eficácia do tratamento ao facilitar a adaptação

Novidade amplia a eficácia do tratamento ao facilitar a adaptação


/PHILIPS/DIVULGAÇÃO/JC
Pelo menos 73 milhões de brasileiros, cerca de 72% da população, sofrem de doenças relacionadas a uma noite mal dormida. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Philips em 2018 e tem sido importante para balizar os lançamentos da empresa nesta área.
Pelo menos 73 milhões de brasileiros, cerca de 72% da população, sofrem de doenças relacionadas a uma noite mal dormida. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Philips em 2018 e tem sido importante para balizar os lançamentos da empresa nesta área.
É o caso do DreamMapper, um aplicativo que fornece, em tempo real, uma série de informações para os pacientes com distúrbio do sono, e também para o médico que está acompanhando o tratamento.
O app se conecta via bluetooth ao CPAPDreamStation (equipamento que coloca pressão de ar durante o sono e é conectado a uma máscara, usada pelas pessoas). O sistema recebe as informações sobre a qualidade do sono do paciente direto do DreamMapper e envia um fluxo de ar contínuo e correto para as vias respiratórias por meio da máscara DreamWear. Com isso, ajuda a evitar a apneia do sono.
A principal função do DreamMapper é aumentar a adesão da máscara e fazer com que o paciente interaja com seu próprio tratamento. "No início, é difícil as pessoas se acostumarem com a máscara, mas, depois que conseguem, o ganho na qualidade de vida é significativo. Esse aplicativo é inédito e tem sido um aliado importante para o tratamento", comenta Vinícius Ferreira, responsável pela operação brasileira pelos serviços de respiração e sono da Philips. De acordo com a empresa, a novidade torna o tratamento mais eficaz, aumentando em até 20% a adaptação ao CPAP e à máscara.
O aplicativo mostra informações como o número de horas que o paciente dormiu, se a máscara teve algum vazamento de ar e até dá dicas de como higienizá-la, para que o fluxo de ar funcione melhor. O paciente também pode conferir um feedback diário sobre o progresso da sua terapia, acompanhar metas personalizadas, ver vídeos informativos úteis e receber notificações e lembretes sobre a sua terapia. Os dados são sincronizados com facilidade e podem ser acessados em smartphones, tablets ou computadores.
Da mesma forma, o médico pode fazer o acompanhamento remoto dos resultados e se comunicar pelo DreamMapper com o paciente. "Queremos dar ao paciente o controle e a possibilidade de gerenciar o seu próprio tratamento. Conectadas, essas soluções otimizam a resposta do paciente ao tratamento e dão a ele o controle da sua própria qualidade do sono", afirma a líder para Cuidados Respiratórios e Sono na Philips América Latina, Alina Asiminei. 

Embrapii firma acordo de US$ 10 milhões com Israel

De olho na ampliação da competitividade da indústria nacional e promoção da cooperação tecnológica e econômica entre Brasil e Israel, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e a Autoridade de Inovação de Israel vão destinar US$ 10 milhões a projetos inovadores realizados em conjunto por empresas com sede nos dois países.
A chamada será voltada para projetos de novas tecnologias nas áreas de energia, Internet das Coisas (IoT), agricultura e ciências da vida. A proposta deve envolver ao menos uma empresa de cada país e resultar no desenvolvimento de um novo produto, novo processo produtivo ou serviço de aplicação industrial. O projeto também deve ter potencial de mercado e agregar valor às economias de ambos países. Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 unidades Embrapii para o desenvolvimento do projeto.
"Israel é um país referência no que se refere à capacidade de impulsionar a economia por meio da inovação tecnológica. Essa cooperação permitirá às empresas brasileiras acesso às novas tecnologias e contato com um dos principais celeiros de empresas inovadoras do mundo, além de ser um incentivo para ingressar no mercado exterior", destaca o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, José Luis Gordon.