Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 02 de Dezembro de 2018 às 23:22

Rio Grande do Sul vai sediar parque de olivoturismo

Festival 'Ô Churras' marcará o pré-lançamento do espaço com conceito inédito na Serra Gaúcha

Festival 'Ô Churras' marcará o pré-lançamento do espaço com conceito inédito na Serra Gaúcha


/CLEITON THIELE/DIVULGAÇÃO/JC
Localizado em meio à área rural da principal cidade turística da serra gaúcha, o Olivas de Gramado tem o diferencial de ser o primeiro parque de olivoturismo do Rio Grande do Sul. O espaço abrirá as portas, oficialmente, no dia 11, mas, no dia 8 de dezembro, ocorre pré-lançamento, com a realização da terceira edição do festival Ô Churras, evento que se propõe a difundir a cultura da gastronomia ao redor do fogo.
Localizado em meio à área rural da principal cidade turística da serra gaúcha, o Olivas de Gramado tem o diferencial de ser o primeiro parque de olivoturismo do Rio Grande do Sul. O espaço abrirá as portas, oficialmente, no dia 11, mas, no dia 8 de dezembro, ocorre pré-lançamento, com a realização da terceira edição do festival Ô Churras, evento que se propõe a difundir a cultura da gastronomia ao redor do fogo.
Segundo um dos sócios, Daniel Bertolucci, a parceria vai ao encontro de um dos objetivos do novo empreendimento de turismo rural, que oferecerá aos visitantes uma série de experiências gastronômicas. "Teremos um restaurante que vai servir sequência de pratos coloniais (alemães, italianos e portugueses), e cujos alimentos procederão de horta orgânica e de um pomar com 200 espécies de frutas nativas e exóticas próprias." Futuramente, também serão realizados passeios à plantação de oliveiras, seguidos de degustação e tour pela fábrica de azeite, ainda em construção.
O novo espaço também contará com uma "fazendinha" destinada ao público infantil, formada por uma sequência de casas em miniaturas e abrigando casais de animais de pequeno porte. "A ideia é que as crianças possam interagir com pôneis, minivacas, coelhos, patos, faisão, entre outros bichos", explica Bertolucci, que é formado em Turismo e trabalha como produtor cultural há 20 anos, tendo sido, inclusive, secretário de Cultura de Gramado. O empreendimento também terá uma loja com grife exclusiva de cosméticos orgânicos à base de olivas e um empório de produtos coloniais da região, como queijos, embutidos, schmiers, e sucos naturais. "Cedemos o espaço para o festival de churrasco porque tem tudo a ver com nossa tradição gaúcha. Estamos com uma expectativa muito boa", comenta o sócio do Olivas de Gramado.
De acordo com o idealizador do evento e sócio da Matilha, empresa responsável pela realização de Ô Churras, Enzo Arns, são esperadas 2 mil pessoas para a terceira edição do festival. "A primeira edição reuniu 1,2 mil pessoas, e na segunda foram 1,7 mil - com turistas de 70 municípios, de 15 estados brasileiros, além de visitantes argentinos e uruguaios", mensura. Arns calcula que a maioria (60%) dos participantes das outras edições do festival era de fora da cidade.
Além do churrasco tradicional, outros tipos de assado, como peixes, patos, legumes e até sobremesas feitas no fogo serão servidos no evento. Serão 16 estações de comida, nas quais o público poderá comer à vontade durante seis horas, explica Arns. Os vegetarianos também terão vez com três opções sem carne. O festival contará, ainda, com bebidas premium de cinco cervejarias artesanais do Estado e a marca argentina Patagônia, além de atrações culturais. "Shows musicais com repertório inspirado na cultura churrasqueira ao redor do mundo, como o blues, a milonga e a música gaúcha irão embalar as oito horas de evento", informa o idealizador. Empreendimentos da região de Gramado e Canela já estão confirmados para levar suas especialidades.
Pioneira na disseminação da cultura churrasqueira entre as mulheres, a assadora Clarice Chwartzmann diz que vê em festivais como Ô Churras o reconhecimento de seu trabalho. Ela assume, pela segunda vez, a função de embaixadora do evento, e estará à frente do relacionamento com assadores, fornecedores e associações de criadores. "Se reunir ao redor do fogo para compartilhar o alimento e a união acompanha os povos desde o início dos tempos. Essa gastronomia possibilita um tipo de confraternização que aproxima as pessoas como nenhuma outra", opina Clarice.

Natureza está entre as atrações do empreendimento

Vistas deslumbrantes são encontradas na área de 200 hectares

Vistas deslumbrantes são encontradas na área de 200 hectares


/EDISON VARA/DIVULGAÇÃO/JC
O Olivas de Gramado conta com mais de 200 hectares de terra, sendo que 90 hectares são de Área de Preservação Permanente (APP) monitorada, mantendo fauna (a exemplo de bugios, macacos-prego, tamanduás, gambás, veados campeiros, javalis e diversos tipos de aves), flora e relevo protegidos.
"Tudo isso em meio a uma das vistas mais deslumbrantes da região", informa o sócio do espaço, Daniel Bertolucci. A área terá visitação por via de trilhas ecológicas, que terá acompanhamento de guias capacitados, para que o ecossistema se mantenha inalterado.
Em meio à Mata Atlântica e a muitos exemplares de Araucárias, um antigo ônibus, no estilo jardineira, vai rodar por vias já preparadas para a circulação de veículos, oferecendo passeios por entre todas as atrações. "Serviremos café colonial e cestas de piquenique para contemplar as vistas do parque, que, além de tudo, está rodeado de paredões cheio de cristais de quartzo - é um lugar energético, propício para práticas holísticas", comenta Bertolucci.

Crianças terão espaço especial

O Festival de Churrasco que irá marcar o pré-lançamento do novo espaço de turismo rural Olivas de Gramado terá entre as atrações passeios panorâmicos, com voos de helicóptero pela cidade, e oferecerá barbearia e venda de produtos diferenciados relacionados ao churrasco (facas, molhos, aventais em couro para churrasqueiro, panela de churrasco com tecnologia alemã, entre outros assessórios).
Além de um espaço kids na área de gastronomia, a fazendinha do empreendimento estará aberta para as crianças interagirem com animais que estão chegando ao novo parque de olivoturismo.
Conforme o sócio-proprietário do Olivas de Gramado, Daniel Bertolucci, no verão deverá ocorrer a primeira colheita da plantação de 12 mil pés de oliveiras com seis espécies diferentes do fruto. Aos visitantes também haverá opção de realizar piqueniques, passeio de jardineira e trilhas em mata nativa.
"Localizado na área rural de Gramado, o Olivas de Gramado resgata os hábitos, as paisagens e a identidade do estilo de vida do Interior, justamente onde a cidade, que, hoje, é considerada o segundo melhor destino do Brasil, teve origem (em Linha Nova)", destaca Bertolucci. Ele observa que, além do plantio de oliveiras e das atrações, o parque ainda dedica boa parte de sua área à preservação ambiental e à contemplação.