Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 22 de Agosto de 2018 às 22:53

Tecnologia facilita o dia a dia dos supermercadistas

Etiquetas eletrônicas dão mais agilidade às mudanças de preços

Etiquetas eletrônicas dão mais agilidade às mudanças de preços


/MARCO QUINTANA/JC
Carolina Hickmann
O segundo dia da Expoagas 2018 teve corredores lotados e estandes apresentando novidades tecnológicas que modificam o que se vê corriqueiramente em supermercados.
O segundo dia da Expoagas 2018 teve corredores lotados e estandes apresentando novidades tecnológicas que modificam o que se vê corriqueiramente em supermercados.
Com inovação desenvolvida pela empresa japonesa Opticon, as etiquetas eletrônicas de preço prometem facilitar a rotina do varejista, além de modernizar o ambiente supermercadista. O presidente da gaúcha JPG Group, Jaime Panerai Gavioli, explica que o produto traz possibilidades diversas. "A tag permite não somente a mudança rápida de preços para promoções, como também trabalha a questão da sustentabilidade pela diminuição da utilização de papel", comenta. Acrescido a isso, o produto diminui a possibilidade de desconto pela discordância de preços quando conectado ao sistema da loja.
As etiquetas têm preço inicial em US$ 7,00 a unidade. Na avaliação de Gavioli, este é o momento de reinvenção dos supermercadistas gaúchos, uma vez que, nos últimos meses, marcas catarinenses estão tomando espaço.
Com 21 anos de empresa e 19 de feira, além das etiquetas, a JPG Group levou à Expoagas soluções de ponta a ponta para padarias e supermercadistas. "Oferecemos desde o projeto da loja, até a sua automatização", conta Gavioli. Assim, o estande da marca na feira apresenta adegas, fatiadores, fornos, equipamentos de refrigeração, leitores digitais de preços, entre outros. O espaço da marca também expõe máquina de cartões que permite gestão total sobre as Transferências Eletrônicas de Fundo (TEF), desenvolvido pela Pay&Go. O sistema permite conciliação de vendas eletrônicas com relatórios simplificados de gerência de taxas e descontos a partir de smartphone ou tablet.
Na mesma linha de maior conveniência pela tecnologia, a espanhola Prosegur levou à feira solução para a falta de troco no varejo com sua máquina CataMoeda. A partir dela, o supermercadista passa a contar com fluxo constante de moedas em seu estabelecimento. "O produto valoriza a reciclagem da moeda e repassa ao consumidor vantagem estabelecida pelo varejista", relata o gerente Julio Scheffer. O supermercadista deve determinar se deseja dar margem em cima do depositado na máquina como prêmio aos clientes que utilizam a máquina, para compra em produtos da loja. A Prosegur também oferece serviço de conciliação, inclusive para dinheiro em espécie, com acesso via site. Por meio do Caixa Fácil, cofre inteligente que guarda e transfere o dinheiro em segurança, o varejista pode contar com a opção de depósito dos valores recebidos em conta e acompanhar tudo on-line e contar com o transporte dos valores pela frota da Prosegur.
Pensando em aumento da eficiência operacional, a Pleno Kw desenvolveu sistema para caixas de autoatendimento. O software, desenvolvido no Rio Grande do Sul, promete aumentar as métricas de rentabilidade do varejo como faturamento por total de funcionários e metro quadrado, uma vez que, no espaço físico de dois caixas tradicionais, são acomodados quatro de self-checkout. Além disso, a empresa apresentou sua nova tecnologia de papa-fila, que bipa itens dos clientes antes de sua chegada ao caixa.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO