Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 13 de Agosto de 2018 às 01:00

Audio Shock pode avaliar amortecedores pelo som

Ferramenta permite que proprietários de veículos identifiquem se o equipamento precisa ser trocado

Ferramenta permite que proprietários de veículos identifiquem se o equipamento precisa ser trocado


/DPASCHOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Que tal conseguir identificar, pelo som dos amortecedores, as condições do produto? Pois, para aumentar a transparência no diagnóstico de peças dos veículos nas revisões de segurança, o Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi), ligado à Cia. DPaschoal, desenvolveu o Áudio Shock.
Que tal conseguir identificar, pelo som dos amortecedores, as condições do produto? Pois, para aumentar a transparência no diagnóstico de peças dos veículos nas revisões de segurança, o Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi), ligado à Cia. DPaschoal, desenvolveu o Áudio Shock.
Foram dois anos de pesquisas e testes realizados com mais de 300 veículos para criar uma ferramenta confiável e simples. O resultado é um dispositivo que permite que os proprietários dos veículos, por meio do barulho dos amortecedores, consigam identificar se ele está realmente precisando ser trocado. Isso é possível porque no corpo do amortecedor foi colocado um microfone especial, que captura o som dos movimentos da suspensão e, com isso, indica a real condição da peça. De acordo com o CTTi, o índice de acerto é de 97%.
Para permitir maior confiabilidade no diagnóstico dos amortecedores e maior compreensão por parte dos leigos, as ondas sonoras podem ser visualizadas com auxílio de um aparelho celular, em um desenho parecido com um eletrocardiograma. A patente desse produto já foi registrada pelo CTTi da DPaschoal.
O gerente do CTTi, Leandro Vanni, explica que, quando o consumidor reclama que o amortecedor está batendo, é comum que os mecânicos façam o diagnóstico da peça apenas com base na quilometragem do veículo ou movimentando a suspensão. Mas isso é muito relativo, pois o desgaste dos amortecedores depende de uma série de fatores. "A nossa ferramenta mostra as condições de uso dos amortecedores, municiando o cliente com informações, antes que ele decida ou não pela substituição destas peças. Além disso, antes dos testes, o cliente pode observar um gabarito para comparar com os amortecedores em boas condições", explica.

Stefanini inaugura espaço colaborativo para criação

Design diferenciado, pinturas e mesa de pebolim são a marca do espaço inaugurado no escritório da Stefanini em São Paulo, conhecido como Sala 87, numa alusão ao ano de fundação.
A Sala 87 reúne profissionais de várias empresas do grupo - inclusive startups - para pensar ofertas conjuntas e que realmente consigam solucionar a grande dor do cliente. Como num grande espaço criativo, o time utiliza várias técnicas de Ágil, Lean e Design Thinking para entender a necessidade da empresa e apresentar uma oferta em apenas cinco dias. "Com a nossa solução Stefanini Dive, é possível entender os desafios e definir, em parceria com o cliente, o desenvolvimento e a implementação de uma solução que o auxilie na trajetória de transformação digital", explica o diretor de Inovação e Negócios Digitais da Stefanini, Breno Barros.
Segundo ele, por mais que as tecnologias sejam importantes para a evolução da sociedade, ela é apenas um meio. "A transformação digital, de fato, é uma transformação cultural, que começa na cabeça dos grandes líderes e se estende por todas as pessoas da organização. As pessoas precisam de inspiração para inovar", diz.
A sala comporta até 180 pessoas em um ambiente com mesas sem divisórias e em formato pentagonal, que facilita a montagem de um ambiente fluído com o objetivo de estimular a colaboração. Tudo foi pensado para possibilitar o trabalho de maneira mais colaborativa e integrada, como um grande laboratório prático para desenvolver e testar novos modelos de negócios. "O ambiente personifica o estilo empreendedor da empresa, que, após 30 anos, decidiu reinventar o seu negócio, se tornando uma grande provedora de soluções disruptivas", complementa Guilherme Stefanini.
Atualmente, a multinacional brasileira conta com um portfólio que mescla soluções consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e Outsourcing (BPO).