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Economia

- Publicada em 19 de Julho de 2018 às 22:50

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros joga em smartphones

Chueiri destaca os investimentos para garantir a segurança antifraude

Chueiri destaca os investimentos para garantir a segurança antifraude


PAYPAL/DIVULGAÇÃO/JC
Patricia Knebel
Amantes de telas grandes e de ultrafidelidade, os aficionados por games adotaram as plataformas móveis para jogar. Pesquisa encomendada pelo PayPal à SuperData revelou que 82% costumam usar os dispositivos móveis para jogar, e 34% prefere os celulares.
Amantes de telas grandes e de ultrafidelidade, os aficionados por games adotaram as plataformas móveis para jogar. Pesquisa encomendada pelo PayPal à SuperData revelou que 82% costumam usar os dispositivos móveis para jogar, e 34% prefere os celulares.
Resultado disto é que a indústria de games deve ter receita mundial de US$ 137,9 bilhões em 2018, com 51% desse valor, ou cerca de US$ 70,3 bilhões, provenientes de dispositivos móveis. Cerca de 44% dos entrevistados baixaram até três jogos completos no primeiro trimestre do ano em sua plataforma preferida e 23% gastaram até R$ 39,00 em games on-line. O estudo ouviu consumidores em 25 países, incluindo o Brasil.
A plataforma mais acessada pelos gamers brasileiros para comprar jogos de celular é o Google Play, com 63% (o sistema operacional Android está presente em mais de 85% dos aparelhos brasileiros, segundo números da Gartner). Com 15%, Apple Store; e com cerca de 13%, Samsung Galaxy Apps.
Já no setor de games para PC mais populares, a liderança é da plataforma Steam, com 24%, seguida de perto por Amazon (21%) e Microsoft Store (20%). Com cerca de 10%, League of Legends; e, um pouco mais abaixo, Origin (9%).
As plataformas de console de game mais populares no País, segundo a pesquisa, são Xbox (29%), PlayStation (26%), Amazon/Twitch (21%) e Nintendo Store (7%).
Na hora de pagar pelo conteúdo baixado, 34% dos brasileiros preferem cartão de crédito; 19% usam PayPal; 13% citaram boleto bancário; e outros 10% preferem cartões de débito de maneira geral. Moedas virtuais foram citadas por 20% dos entrevistados; outros 20% preferem cartão de crédito; e 19% pagam via boleto bancário.
No primeiro trimestre do ano, 41% dos consumidores nacionais de games deixaram de comprar jogos de pelo menos uma plataforma - a média mundial é de 33%.
O que leva um gamer a parar de comprar em uma plataforma? Para 49%, a descoberta de melhores preços em outra plataforma. Outros 28% citam a ausência na plataforma de games de interesse; 17% dizem trocar de plataforma quando encontram uma mais fácil de usar e 13% são influenciados pelos amigos, geralmente porque passaram a usar outra plataforma.
A SuperData questionou quais os principais problemas enfrentados pelos gamers na hora de comprar on-line. Dos ouvidos, 73% disseram não ter experimentado dificuldades em relação a isso no primeiro trimestre do ano. Já para 11%, o processo de check-out foi muito longo; 6% tiveram de trocar o método de pagamento durante a operação e 5% citaram o fato de a plataforma não aceitar o método de pagamento que gostariam de usar.
"Se o processo de check-out é simples, seguro e intuitivo, a chance de o consumidor se tornar fiel é muito maior - o que significa mais compras on-line e um mercado ainda mais pujante", destaca o diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, Thiago Chueiri. Segundo ele, o Brasil, por ser o maior mercado de consumo de games da América Latina, é um excelente exemplo de como a tendência de mobile only está no horizonte das empresas de tecnologia. "O PayPal investe intensamente em segurança antifraude e na facilidade/comodidade de uso de sua plataforma de pagamentos", diz.
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