Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Gastronomia

- Publicada em 03 de Julho de 2018 às 12:50

Boteco Natalício e Ferro e Fogo fecham em shopping da Zona Sul de Porto Alegre

Assim como em outros empreendimentos da cidade, Paseo enfrenta fechamento de lojas

Assim como em outros empreendimentos da cidade, Paseo enfrenta fechamento de lojas


Mauro Belo Schneider/Divulgação/JC
Os botecos Natalício e Ferro e Fogo estão entre as operações que encerraram suas atividades no Shopping Paseo, na avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza, Zona Sul de Porto Alegre. Pelo menos quatro operações de gastronomia fecharam nos últimos meses no empreendimento.
Os botecos Natalício e Ferro e Fogo estão entre as operações que encerraram suas atividades no Shopping Paseo, na avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza, Zona Sul de Porto Alegre. Pelo menos quatro operações de gastronomia fecharam nos últimos meses no empreendimento.
Uma quinta deve deixar a área no próximo domingo (8). O Alpinne, cafeteria focada em taças de chocolate, vai trocar o Paseo por um ponto na avenida Tramandaí, no bairro Ipanema.  
Eduardo Natalício, fundador das marcas Natalício e Ferro e Fogo, diz que o problema foi a administração dos pontos, controlados por um franqueado. Ele afirmou, no entanto, que está tentando negociar a reabertura. “É muito triste para mim também”, admite Eduardo.
Também finalizaram atividades recentemente no local o Big Ducks e o Tirol. O centro comercial, através do departamento de marketing, atribui os fechamentos à crise do setor de shopping que afeta outros malls da cidade. 
Por outro lado, a boa notícia é que deve inaugurar, em breve, uma franquia do Severo Garage. “E estamos em análise de outras novas propostas”, informa o shopping.

Nota oficial do Paseo

O fechamento de uma operação normalmente é decorrente de uma série de fatores. Não podemos nos descontextualizar da crise brasileira que é estrutural e conjuntural e não setorial. Desta forma, todos os segmentos da economia vem sendo afetados de alguma forma.
Mas importante observar que, no caso específico do Natalício, o próprio idealizador da marca afirma que sua intenção é a reabertura, mas que a descontinuidade da operação no Paseo está se dando por problemas de gestão do franqueado, uma relação que transcende nossas possibilidades de atuação na sua manutenção. Outros fechamentos estão alinhados com um novo momento projetado e planejado para o empreendimento em que vislumbramos uma atualização e oxigenação do atual mix. O Paseo, como um empreendimento dedicado a prover seus clientes e visitantes com experiências positivas tem que estar atento à oportunidades e possibilidades de trazer novas atrações para o empreendimento e, desta forma, otimizar e estreitar a relação entre o shopping e a comunidade da Zona Sul. Prova deste movimento é a confirmação da chegada ao Paseo de uma das maiores e mais expressivas hamburguerias da cidade: o Severo Garage.
Diversas outras negociações estão em andamento neste processo de modernização do mix. Mas em função do status atual das negociações, ainda não é o momento de divulga-las. Mas podemos garantir que este processo de reformulação está bem conduzido pela gestão comercial e próxima do comunicado oficial final.
É importante lembrar ainda que estratégia semelhante de reestruturar o mix, realizada pela política comercial do Paseo entre os anos de 2016 e 2017 foi exitosa: neste período o Paseo inaugurou novas operações como a Petiskeira, um dos restaurantes mais reconhecidos da cidade, a Berola, tradicional confeitaria de Pelotas, a Imunitá, centro de vacinas, a Tuin Calçados Femininos, a STB Trip Travel, , o Positano Café e a Chocólatras, a loja Mestre Cervejeiro, a Caramelle, a Sonatura e o Espaçolaser. Não menos importante é mencionar a longevidade das operações no Paseo em que cerca de 25% das lojas atuais estão abertas desde a inauguração do empreendimento em 2010. E este é um dado que materializa bem a conduta próxima do empreendedor junto aos lojistas
Destacamos, ainda, que o Paseo é um dos maiores expoentes no nicho de empreendimentos com formato de vizinhança e menor tamanho. A proximidade e maior intimidade com o público alvo permitem alcançar melhor fidelidade. Além disso, operações como a nossa proporcionam uma experiência diferenciada dos grandes centros de compras através de espaços menores, mais práticos e convenientes, uma arquitetura mais arejada, com áreas verdes e pracinha. Um verdadeiro ar de comércio de rua mas com segurança cuja falta é um problema cada vez maior nas grandes cidades.
2018 é ano eleitoral e a incerteza deve permanecer como um dos fortes ingredientes do mercado. Creio que vamos ter muita volatilidade no mercado, mas o Paseo e suas operações estão cada vez mais maduros e temos confiança de que o modelo de negócio, focado no relacionamento saudável com os lojistas e na proposição de experiências diferenciadas aos clientes e visitantes, possibilitará o crescimento contínuo do empreendimento através de iniciativas que já se consolidaram que é melhorarmos cada vez mais a “energia” do ambiente, passeios e jardins bem cuidados, um astral muito positivo entre os colaboradores e prestadores de serviço (limpeza e segurança) e uma agenda de entretenimento com shows musicais, atrações infantis, cinema ao ar livre, desfiles de moda e muitas outras atrações que dão ao shopping uma aura especial. Isso contribui para mais vendas e ticket médio acima de outros concorrentes.
E além de tudo isso, temos o Paseo Office com cerca de 22 operações de serviços (médicos, psicólogos, dentistas, advogados, consultorias) em 30 salas comerciais (algumas ocupam mais de uma sala) e que fazem que, em conjunto com o mall, faz com que passem mais de 25 mil pessoas por mês no empreendimento.