As negociações em torno da demanda de infraestrutura adequada para as aulas dos cursos oferecidos pelo Instituto de Artes (IA) da Ufrgs estão avançando. Na última sexta-feira, a Reitoria da Universidade e a direção do IA se reuniram para falar do assunto.
Marcado para o início da tarde, o encontro entre os gestores foi antecipado pelo reitor Carlos André Bulhões, que acabou evitando de ser abordado por um grupo de estudantes, professores e técnicos do IA, que realizaram uma manifestação no pátio interno do prédio que vinha sendo ocupado pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) no Campus Central.
A ocupação do imóvel é
reivindicada pela comunidade acadêmica para que algumas instalações do prédio sejam destinadas às atividades acadêmicas e administrativas do Instituto de Artes. Em ofício assinado ainda em 2009, a Reitoria se comprometeu em fazer a transferência para garantir melhores instalações aos os cursos de de Teatro, Música, Artes Visuais e História da Arte.
Segundo a professora e chefe do Departamento de Artes Visuais do IA, Jéssica Becker, o diretor do Instituto de Artes, Raimundo José Barros Cruz, apresentou uma documentação de mais de 200 páginas ao gestor da Universidade.
Apesar de relatar a situação da atual estrutura disponível para os cursos e mostrar a Bulhões um projeto para a ocupação do local prometido pelo ofício 0416/2009 - assinado pelo então reitor Carlos Alexandre Netto, ainda assim não saiu com garantia da Reitoria de que a mudança vai acontecer. Pelo contrário: Bulhões solicitou um (outro) projeto "detalhado" para a ocupação do prédio, e mais documentações, a exemplo de uma resolução do Conselho Universitário (Consun) dando o prédio do ICBS ao IA em 1998.
"Na semana passada ainda soubemos que o espaço deve ser ocupado com pós-graduações que vêm do Campus do Vale para o Centro. Gostaríamos de saber se estes departamentos também irão precisar apresentar projeto e documentação detalhada, como está sendo solicitado ao IA", comenta Jéssica. A reportagem do Jornal do Comércio teve acesso à ata da reunião, onde o reitor destaca que - para "verificar a possibilidade de atendimento" das solicitações do IA - será necessário que sejam apresentados todos os documentos anteriores, resultantes de tratativas em torno da demanda, ao longo dos últimos 24 anos.
Segundo a chefe do Departamento de Artes Visuais, o próximo passo será uma reunião entre a direção do IA e o Consun, já agendada para às 8h do de sexta-feira (8). "Neste mesmo dia, iremos (professores e alunos) novamente nos mobilizar para lutar por este espaço, que é nosso - no entendimento da direção do IA".