Nesta quinta-feira (4), às 22h, na TV Cultura, a jornalista Thaís Oyama e o filósofo Luiz Felipe Pondé debatem um assunto presente na vida de todos: comida. Na nova edição de Linhas cruzadas, ambos discutem sobre as diferentes práticas alimentares ao longo da História.
Eles dizem que, na antiguidade, as religiões apresentavam restrições em relação à comida em função dos seus rituais e de seu controle sobre os fiéis. Hoje em dia, mesmo sem uma conotação religiosa, conceitos e práticas de restrições são usados como marcadores de pureza ou até mesmo de superioridade moral.
O programa traz também a problemática dentro outros âmbitos sociais. Pondé apresenta a origem do veganismo e pontua que a linha de pensamento também pode estar associada à busca pela pureza. "Veganos são mais radicais... Eles têm uma auto percepção de que eles são mais puros, que eles são moralmente superiores. Porque eles não participam da violência com os animais", explica.
Por fim, a edição conta ainda com a participação do renomado chef de cozinha Erick Jacquin, que explica ao público e aos apresentadores se realmente somos o que comemos.