Charles Darwin tinha 22 anos quando deu a volta ao mundo em um navio da marinha real inglesa. Foi nessa viagem que sua história cruzou com o Brasil, fazendo com que sua passagem pelo País servisse de inspiração para criações científicas. Há 200 anos, com base em suas observações, deu origem à Teoria da Evolução das Espécies pela Seleção Natural.
Esse será o tema do Globo repórter desta sexta-feira (29), que irá ao ar depois da exibição da novela Império. “Foi incrível ver tudo de perto e tentar sentir o que Charles Darwin sentiu. Quem estiver em casa vai ter a mesma sensação. Refizemos um trecho da viagem que mudou a forma como o homem vê a natureza. Tenho certeza que os brasileiros vão se encher de orgulho”, adianta o repórter Diego Haidar.
O trajeto percorrido pelo cientista foi muito estudado por pesquisadores que, posteriormente, criaram um projeto chamado Caminhos de Darwin para indicar, através de placas, os lugares por onde ele passou. O roteiro inclui praias belíssimas, florestas, um jequitibá centenário e o maior complexo de lagoas hipersalinas do mundo.
A região é também o único lugar onde o mico-leão-dourado vive solto na natureza. Estima-se que sejam mais de dois mil animais dessa espécie. O desafio agora é ampliar a área de floresta para que eles possam se reproduzir de forma sustentável.