Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 23 de Outubro de 2021 às 19:06

Estrutura da Feira do Livro já ocupa miolo da Praça da Alfândega em Porto Alegre

Montagem da Feira do Livro na Praça da Alfândega iniciou neste sábado

Montagem da Feira do Livro na Praça da Alfândega iniciou neste sábado


ANDRESSA PUFAL/JC
Adriana Lampert
Parte da estrutura física da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre já ocupa o miolo da Praça da Alfândega, no Centro da Capital. A montagem do evento, que acontece de 29 de outubro a 15 de novembro em formato híbrido e com o slogan 'Para ler um novo mundo', iniciou neste sábado (23) pela manhã e deve seguir até a próxima quarta-feira (27).
Parte da estrutura física da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre já ocupa o miolo da Praça da Alfândega, no Centro da Capital. A montagem do evento, que acontece de 29 de outubro a 15 de novembro em formato híbrido e com o slogan 'Para ler um novo mundo', iniciou neste sábado (23) pela manhã e deve seguir até a próxima quarta-feira (27).
Segundo a organização, as marcações para as bancas de expositores foram feitas no último dia 20, quando também foi adiantada a parte elétrica da Feira. Na tarde deste sábado, 15 barracas foram montadas, além dos suportes para a cobertura dos pavilhões, que foram instalados mesmo sem os recursos financeiros garantidos.
Orçada em torno de R$ 50 mil, a verba que custeia a lona de proteção para a chuva seria bancada pela Câmara Municipal de Vereadores, que na semana passada anunciou sua retirada do time de patrocinadores do evento. Ainda assim, a Câmara Riograndense do Livro (CRL) está tentando reverter a situação.
Fundamental para resguardar os livros e garantir a circulação do público nos pavilhões da feira em caso de chuva, este ano a lona pode vir a ser financiada por empresários e pessoas físicas, através de leis de incentivo. Para isso, foi um aberto um canal nas redes sociais do evento, para quem quiser apoiar essa causa poder acessar e se informar sobre o processo.
Após a experiência totalmente on-line ocorrida em 2020 - por conta das medidas restritivas de combate à Covid-19 -, a Feira do Livro de 2021 retoma o formato presencial com um mapa menor: serão apenas 56 barracas (o que representa 60% dos expositores de anos anteriores), com espaçamento de quatro metros entre cada uma.
O evento deste ano não se estende para a Rua dos Andradas, nem para o Cais do Porto. Irá se limitar à uma cruz formada entre as proximidades da rua Caldas Júnior, o Margs e os monumentos aos generais Artigas e Osório. No local, será imprescindível a utilização de máscaras, e em frente aos banheiros químicos haverá totens com pias para lavagem de mãos, além de álcool em gel disponível.
Com esta estrutura, será possível não somente a venda de livros - que não ocorreu no ano passado - mas também a retomada do Pavilhão de Autógrafos. Ao todo, serão 360 sessões individuais (ao ar livre, mas de forma reduzida e espaçada) e coletivas (realizadas no Espaço Cultural dos Correios, localizado no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, junto à Praça da Alfândega).
Estimada em pelo menos R$ 800 mil, a execução da Feira deste ano conta com o patrocínio do Banrisul e Petrobras. Por conta deste apoio, a área infantil e juvenil (aberta das 10h às 19h30min) contará com iniciativas como a Floresta Encantada Petrobras, voltada para a primeira infância, que proporcionará o acesso de estudantes das redes municipais e estaduais ao evento deste ano.
Mediante agendamento das escolas, a CRL disponibilizará ônibus para buscar as crianças, que, entre outras atrações, poderão acompanhar uma série de contação de histórias, que integram a grade de programação da ala infantil. Também a praça de alimentação será reduzida, contando apenas com quatro pipoqueiros, dois carrinhos de churros, um de paleta mexicana e uma banca de líquidos da Dado Bier.
O presidente da Câmara Riograndense do Livro, Isatir Bottin Filho, avalia que, com a vacinação em andamento e ''com os esforços'' para patrocínios, o horizonte "é mais iluminado, mas ainda desafiador". "Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 serão cumpridos. Nossa maior expectativa é que os livreiros retomem as vendas e o contato com o público." Ele destaca que o atual patrono da Feira, Fabrício Carpinejar, e o escritor Jeferson Tenório, que foi o patrono de 2020, estarão entre os autores que irão dar autógrafos no evento - o que não foi possível em 2020. "Ambos têm sessões de autógrafos no dia 7 de novembro", adianta.
Já as mesas de debate serão mantidas com transmissão online, mesclando nomes da literatura internacional, nacional e local, além de opções de e-commerce. Serão 36 encontros com escritores e mediadores do mundo todo transmitidos do estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), que apoia o evento. As lives acontecerão sempre às 18h e às 19h30min e podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora, pois ficarão gravadas também no canal Youtube da Feira.
A curadora da programação geral da Feira do Livro, Lú Thomé, observa este é "o momento" dos livreiros e editores voltarem à Praça, a céu aberto. Ela pondera que a CRL entende que os eventos ainda não devem ocorrer em espaços fechados, possibilitando que muitas pessoas possam acompanhar a programação pela internet. "Partindo dos aprendizados de 2020, este ano a organização do evento apresenta atividades mais propositivas dentro da temática Para ler um novo mundo", destaca a curadora. "Que siga trazendo as questões importantes, mas também ressalte a esperança, a leveza, a informalidade, o riso."
E se por um lado a programação presencial da Área Infantil está focada para primeira infância, por outro lado a Feira chega pela primeira vez de forma on-line para os adolescentes da FASE, em uma ação junto às Secretarias de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo. "Teremos uma conversa do patrono com eles, sobre como a literatura salva", explica a produtora cultural que articulou o projeto, Fernanda Dora, também assessora de imprensa da Feira. Ela lembra que em 2020 o evento já havia chegado da mesma forma às pessoas privadas de liberdade no Estado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO