Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 23 de Setembro de 2021 às 11:38

Oriundos do Gueto revolucionam na música e nas ações sociais

Banda teve início em 2018 e já ocupou palcos como o do Espaço Cultural 512

Banda teve início em 2018 e já ocupou palcos como o do Espaço Cultural 512


oriundos do gueto/divulgação/jc
As músicas autorais da Oriundos do Gueto apresentam, seja na melodia do reggae, rap, hip hop, rock, soul, samba ou na mistura desses estilos, os temas polêmicos e os protestos de quem vive na periferia. A banda de Porto Alegre vive na pele as questões que defende no palco e nas lives.
As músicas autorais da Oriundos do Gueto apresentam, seja na melodia do reggae, rap, hip hop, rock, soul, samba ou na mistura desses estilos, os temas polêmicos e os protestos de quem vive na periferia. A banda de Porto Alegre vive na pele as questões que defende no palco e nas lives.
Seus integrantes são moradores do Morro da Polícia e do Morro da Cruz. Mas a intenção de mostrar para sociedade a luta dessas pessoas ultrapassa a letra das canções. Dos cachês pagos nas apresentações – que ficaram escassas em função da pandemia – 10% do valor são destinados aos projetos sociais que a Oriundos do Gueto desenvolve nas comunidades em que está presente. As ações contam com a parceria do DJ Pururco.
Neste sábado (25), por exemplo, os 10 componentes da banda farão um galeto solidário no Morro da Polícia, às 13h. Serão distribuídas quentinhas com arroz, salada e frango para famílias carentes. “Precisamos de ajuda para esta missão, com doações de 1 kg de frango ou de qualquer quantia em dinheiro”, diz o líder da banda, Rafael da Silva Peres, multi-instrumentista.
Também haverá doação de kits de higiene pessoal e material escolar para crianças e jovens. “Chega junto e fortalece essa ação junto com a gente. Temos fé em dias melhores, aqui na linha de frente desse combate seguimos na resistência”, diz o convite da banda para que as pessoas se juntem à iniciativa e participem com donativos.
Desde os sete anos, Rafael se dedica à música. Hoje, toca bateria, teclado, baixo, violão, guitarra, e pilota também ajuda a pilotar os fogões que preparam as comidas das ações sociais. Essa, aliás, é uma característica da banda. Todos os seus integrantes se revezam no vocal e também nos instrumentos e na composição das músicas. “É um projeto que gera oportunidade para quem quer aprender com a música com arte, por isso a oportunidade é a mesma para todos que formam a banda”, diz Rafael.
A Oriundos do Gueto foi formada em abril de 2018, com apoio do bloco Ôbalancê. Até agora, são 33 músicas prontas e mais outras composições que ainda estão sendo finalizadas. “Ainda não gravamos o nosso disco tão sonhado devido às nossas dificuldades financeiras para o projeto”, desabafa Rafael, ao lembrar que a banda ajudou também seus integrantes a descobrirem na música algo melhor para suas vidas e suas famílias.

Quem são os Oriundos do Gueto

  1. Rafa (Rafael Peres)
    Vocal, baterista, tecladista compositor produtor e arranjador.
    Faz trabalho autônomo técnico em informática e eletrônicos e também trabalha produzindo pães e cucas inclusive com a ideia de fazer o dia do pão para assim distribuir pão para a comunidade gratuitamente.
  2. Solismar da Rosa
    Guitarra base, percussão e compositor.
    Motoboy.
  3. Marcello Soares
    Vocal, compositor e percussão.
    Em busca de emprego.
  4. Silvio Oliveira
    Vocal, Baterista, tecladista e compositor.
    Vigilante noturno.
  5. Dagoberto Dani
    Baixo e compositor.
    Trabalha na construção civil.
  6. Jiraya (Ronaldo Santos)
    Vocal, guitarra base e compositor
    Padeiro e tem a ideia do instituto Velhas Canecas construindo espaço para lazer infantil e oficinas de padaria no morro da polícia e também faz oficinas no Icea Malvina no Morro Santa Tereza.
  7. Jean Silveira
    Guitarra solo e base, baixista.
    Professor de música e motorista.
  8. Marcelo Carvalho
    Percussão e baixo.
    Trabalha na construção civil.
  9. Jô (Josué Borges)
    Vocal, violão, percussão e compositor.
    Pintor.
  10. Di (Dirceu Trindade)
    Vocal compositor e percussão.
    Em busca de emprego.

Como ajudar no Galeto Solidário no Morro da Polícia deste sábado (25)

  • Doando 1kg de frango
  • Contribuindo com qualquer valor no Pix 51983458640 (celular)
Para mais informações, ligue (51) 99834-1724 ou (51) 98345-8640

Para ouvir a Oriundos do Gueto