Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 01 de Abril de 2021 às 09:15

Morre João Acaiabe, o Tio Barnabé do 'Sítio do Picapau Amarelo', vítima da Covid

Acaiabe tomava todos os cuidados para não se infectar e não transmitir o vírus, relatam amigos

Acaiabe tomava todos os cuidados para não se infectar e não transmitir o vírus, relatam amigos


JOÃO ACAIABE/FACEBOOK/REPRODUÇÃO/JC
Agência Estado
O ator João Acaiabe, de 76 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (1º) em decorrência de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada por amigos dele nas redes sociais.
O ator João Acaiabe, de 76 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (1º) em decorrência de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada por amigos dele nas redes sociais.
Acaiabe estava internado no Hospital Prevent Senior, em São Paulo, e foi diagnosticado com o novo coronavírus no dia 15 de março. De acordo com publicação no perfil oficial no Instagram, na noite de quarta (31) o ator apresentava "um quadro estável". No entanto, após uma piora, ele precisou ser transferido para a UTI e intubado.
Segundo o post, Acaiabe tomava todos os cuidados para não se infectar e não transmitir o vírus. O ator também não queria que a família divulgasse o fato "para evitar que os seus milhares de amigos, admiradores enviassem uma grande quantidade de mensagens, telefonemas e porque, no fundo, acredita que vai superar o coronavírus".
"Nós, a família que tanto o amamos pedimos a todos que o admiram que emanem energias positivas, vibrações, orações conforme a fé de cada um, para ajudar João Acaiabe, uma pessoa que ama a vida e as pessoas, a superar este momento difícil", escreveram familiares horas antes da notícia de sua morte.
Em setembro do último ano, em participação no programa Balanço Geral, Acaiabe contou que estava passando por sessões de hemodiálise em um hospital de São Paulo. Diagnosticado com insuficiência renal, ele era mais um cidadão na fila esperando por um transplante de rim.
O ator ganhou destaque na televisão por viver personagens como Tio Barnabé no Sítio do Picapau Amarelo entre os anos de 2001 e 2006, exibido pela Rede Globo; o Seu Pimpinonni na nova versão da telenovela Uma Rosa com Amor; além do Chefe Chico no remake de Chiquititas exibido entre os anos de 2013 e 2015. Seu trabalho mais recente foi dando voz a Rafiki na versão "live action" de O Rei Leão.
No cinema, onde teve longa carreira também, ele ficou na história com o papel de protagonista do curta gaúcho O dia em que Dorival encarou a guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (da Casa de Cineam de Porto Alegre), que lhe rendeu o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado em 1986. Acaiabe eternizou a série de frases: "Soldado, cabo, sargento e merda pra mim é a mesma coisa!".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO