Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

literatura

- Publicada em 12 de Dezembro de 2020 às 09:41

Feira do Livro de Canoas online tem programação variada

Desenhista Fê é atração deste sábado (12) no evento gratuito, que é realizado virtualmente

Desenhista Fê é atração deste sábado (12) no evento gratuito, que é realizado virtualmente


DANNA PRODUÇÕES/DIVULGAÇÃO/JC
A tradicional Feira do Livro de Canoas, que pela primeira vez é realizado em formato online, ocorre até terça-feira (15). Totalmente gratuita, programação da 36ª edição conta com conversas com escritores, lives, palestras e contação de histórias. Para isso, um estúdio foi instalado na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva e fará a transmissão ao vivo, acessos pelo site do evento da prefeitura de Canoas ou diretamente pelo YouTube. 
A tradicional Feira do Livro de Canoas, que pela primeira vez é realizado em formato online, ocorre até terça-feira (15). Totalmente gratuita, programação da 36ª edição conta com conversas com escritores, lives, palestras e contação de histórias. Para isso, um estúdio foi instalado na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva e fará a transmissão ao vivo, acessos pelo site do evento da prefeitura de Canoas ou diretamente pelo YouTube
Um dos objetivos da Feira é divulgar as obras dos escritores. Neste sábado (12), a partir das 10h, o público poderá acompanhar o encontro com o escritor e ilustrador André Neves. O autor de livros infantis é formado em Relações Públicas e iniciou sua carreira como ilustrador em Recife (PE), em 1995. Ele ganhou prêmios pelo seu trabalho e participou de mostras e exposições de ilustrações.
Além disso, Neves é assessor de cursos dedicados à leitura, literatura e ilustrações e professor na famosa escola de ilustração Scuola Internazionale d'iIIustrazione Stepan Zavrel, na Itália. Publicou os livros O colecionador de chuvas, Lua Noite E Dia e Obrigado.
Ainda no sábado (12), às 14h30min, ocorrerá palestra com o desenhista Fê, que é arquiteto, formado em Comunicação Visual e pós-graduado em Tecnologia Gráfica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O escritor abordará o tema A literatura infantil tem a fantasia como mola e motor de sua existência, pois é ela que a põe em movimento. Sem fantasia não há literatura infantil, não há criação. Fê é autor dos livros Histórias, Ki-Som-Será?, O reizinho comilão, Brinconto, No mundo do faz de conta, entre outros.
No domingo (13), o público tem um encontro marcado com a Casa do Poeta de Canoas, entidade sem fins lucrativos, fundada em 19 de setembro de 2002 e que leva a literatura e a cultura para a cidade e região. A Casa do Poeta realiza saraus, Cafezinho Poético e conta com grupo de canto coral, de teatro e de canto infantil. Além disso, organiza coletâneas de autores canoenses e possui um DTG Rancho da Poesia que, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, ocupa o galpão no Parque Eduardo Gomes. A entidade também realiza Caravanas Culturais ensaios na antiga Estação de Trem e tem como presidente Maria Luci Leite.
O evento ocorrerá das 14h30min às 17h, com a seguinte programação: palestrante Henrique Veber, que falará do livros Kairós e Arquipélago; palestrante Jairo Luiz de Souza e Nanda Bobel, sobre poesia Remando nas rimas; palestrante Jonathan Ortiz, Guardando poesia; Arnaldo Bauer com uma mensagem de esperança. Apresentação e divulgação dos livros: Maria Luci Cardoso Leite, livro A patinha e o cachorro; Demétrio Leite, livro Repensando Canoas; Ancila Dani Martins, apresentação da coletânea de 80 anos; Chico Neto, As aventuras de Lucas.
O Patrono desta edição é uma homenagem ao escritor Antônio Canabarro Tróis Filho (Tonito), que faleceu em outubro deste ano, aos 93 anos, autor de mais de uma dezena de livros.

Agenda completa das atividades

Sábado (12):
10h - Escritor André Neves (RS)
14h30min - Escritor Fê (SC)
Domingo (13):
14h30min às 17h - Casa do Poeta
Segunda-feira (14):
9h30min - Jackson Brum (RS)
14h30min - Letícia Wierzchowski (RS)
16h - Haroldo Dutra (MG)
Terça-feira (15):
9h30min - Professora Maristela e Boneca Rosa
14h30min - Carlos Neves - Kalunga
16h - Rogério Bastos