Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 24 de Outubro de 2020 às 17:38

Retorno do público às salas de cinema começou de forma tímida em Porto Alegre

GNC Praia de Belas reabriu após sete meses

GNC Praia de Belas reabriu após sete meses


LUIZA PRADO/JC
Adriana Lampert
O primeiro final de semana de operação dos cinemas em Porto Alegre contou com um público tímido. No GNC Praia de Belas, as sessões receberam menos de 5% do fluxo de pessoas frente ao cenário pré-pandemia de Covid-19. "Já imaginávamos que o retorno do público seria lento, mas esperamos que seja gradual", comenta a gerente do cinema localizado no Praia de Belas Shopping, Maristela Kaiser.
O primeiro final de semana de operação dos cinemas em Porto Alegre contou com um público tímido. No GNC Praia de Belas, as sessões receberam menos de 5% do fluxo de pessoas frente ao cenário pré-pandemia de Covid-19. "Já imaginávamos que o retorno do público seria lento, mas esperamos que seja gradual", comenta a gerente do cinema localizado no Praia de Belas Shopping, Maristela Kaiser.
Segundo ela, antes da pandemia, as cinco salas do empreendimento atraiam juntas em torno de 2 mil a 5 mil pessoas por dia, dependendo da programação. "Mas estamos muito felizes em voltar a trabalhar, nos últimos três dias quase nem dormimos de tão ansiosos", pondera.
Operando com quase todo quadro de colaboradores, o GNC Praia de Belas não demitiu funcionários, mas ainda mantém alguns em suspensão de contrato. Na área de alimentação, apenas metade da equipe de seis pessoas está atendendo nos caixas. "Ainda existe a necessidade de mantermos o distanciamento", explica Maristela.
O mesmo cuidado de espaçamento entre as pessoas é sinalizado através de adesivos no chão dos corredores e das salas, e também na venda de ingressos. "Cada poltrona vendida trava duas de cada lado, uma na frente e outra atrás", comenta a gerente. Também está sendo realizada uma sanitização (com pulverizador) das salas após cada exibição. Em vista disso, houve alteração de horários dos filmes. Mas o estabelecimento está operando das 12h30min às 22h.
"Mesmo com todos esses cuidados, ainda estou com receio sobre entrar ou não em uma sala de cinema", comenta o auxiliar administrativo Geraldo Reis. Ele esteve no hall do GNC Praia de Belas pesquisando filmes em cartaz. "Me interessei pelo título A ilha da fantasia, mas ainda não tenho certeza se vou assistir, pois o vírus (da Covid-19) fica no ar e tenho medo que alguém venha a tossir lá dentro."
A dúvida de Reis é justamente pelo fato de que, apesar das pessoas precisarem ficar obrigatoriamente de máscara dentro da salas, há flexibilização para quem estiver consumindo alguma bebida ou guloseima vendida na entrada. "Em cada sala, temos um funcionário fiscalizando se o público está respeitando o uso das máscaras", pondera Maristela. Segundo ela, também não é permitido andar consumindo bebida ou comida pelos corredores ou no foyer do estabelecimento.
Entre os que aderiram ao retorno das sessões, a expectativa superou o medo. "Estávamos com muita saudade de assistir a um filme no cinema", comenta a professora Elisabete Bock, ao lado do filho Marco Antônio Bock, de 13 anos. Mãe e filho, que já eram frequentadores habituais do cinema, foram até o empreendimento para assistir Scooby! O Filme. "Agora que foi liberado, pretendemos voltar constantemente", afirma a professora, emendando que se sente "bastante segura" em entrar nas salas.
O sistema de ar-condicionado foi modificado, explica a gerente do GNC Praia de Belas. Ao contrário de aparelhos split, o novo processo permite a renovação do ar que vem da rua. Segundo ela, esse foi o maior investimento feito pela empresa para uma retomada segura.
Ainda de acordo com Maristela, o primeiro dia de funcionamento do cinemas após o decreto que liberou o retorno da atividade contou com a venda de 150 ingressos. "Metade do público veio assistir Os novos mutantes", destaca. O filme "do momento" também atraiu o estudante Marcelo Henrique Gallina, que decidiu arriscar entrar no cinema neste sábado (24) à tarde, enquanto passeava pelo shopping.
"Eu já estava com vontade de assistir a esse filme, então aproveitei, porque a experiência numa sala de cinema é muito melhor do que pela TV", observa Gallina. "Certamente, voltarei para assistir outros filmes", afirma o estudante. Por garantia, ele optou por uma poltrona na sétima fileira, bem distante das demais pessoas presentes na sessão.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO