Porto Alegre, sexta-feira, 25 de setembro de 2020.
Dia do Trânsito.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sexta-feira, 25 de setembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

FESTIVAL DE GRAMADO

- Publicada em 23h03min, 25/09/2020.

Noite de homenagens com entrega de troféus brinda trajetória de atores

Agraciado com Troféu Oscarito, Marco Nanini conversa com curador Marcos Santuario

Agraciado com Troféu Oscarito, Marco Nanini conversa com curador Marcos Santuario


CLEITON THIELE/PRESSPHOTO/DIVULGAÇÃO/JC
Caroline Zatt da Silva
O Canal Brasil exibiu na noite desta sexta-feira (25) a sessão de homenagens do 48º Festival de Cinema de Gramado. Os vídeos com os resumos das carreiras dos agraciados com troféus pela organização do evento, seus agradecimentos e as entrevistas aos curadores e apresentadores estão disponíveis no canal do YouTube do festival. 
O Canal Brasil exibiu na noite desta sexta-feira (25) a sessão de homenagens do 48º Festival de Cinema de Gramado. Os vídeos com os resumos das carreiras dos agraciados com troféus pela organização do evento, seus agradecimentos e as entrevistas aos curadores e apresentadores estão disponíveis no canal do YouTube do festival. 
Neste ano, o Troféu Oscarito - que destaca os intérpretes - foi destinado ao ator Marco Nanini (muito elogiado no recente longa Greta, com o qual recebeu os prêmios de melhor ator no Cine Ceará e no Festival Sesc). Ele estreou na atuação em 1965, aos 17 anos, em uma peça infantil. A primeira novela foi como figurante, no fim dos anos 1960.
Com versatilidade reconhecida em diferentes gêneros e formatos, no cinema, o ator ficou na história da cinematografia brasileira como os icônicos personagens de Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995, dando vida ao Rei Dom João VI) e Auto da Compadecida (2000, fazendo o o vilão Capitão Severino de Aracaju de quem Selton Mello foge).
Por vídeo gravado, já com o troféu em mãos, Nanini se disse muito honrado com a homenagem, principalmente por ela levar o nome de um grande ator do cinema nacional, que formou com Grande Otelo uma dupla lendária das telas. "Acompanhei os dois na infância e juventude, com eles me formei, aprendi. Fui criado pela chanchada."
Já a atriz Denise Fraga recebeu o Troféu Cidade de Gramado. No cinema, a intérprete teve seu primeiro prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília com o longa Felicidade é..., de José Pedro Goulart, em 1995. Em 1999, ela ganhou o Kikito na categoria pela comédia dramática Por trás do pano, dirigida pelo seu marido, Luiz Villaça. Por este trabalho, a atriz também foi premiada no Festival de Havana, em Cuba, e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. "Agradeço a homenagem do nosso festival do coração. Guardo meus Kikitos com muito carinho e orgulho. Agradeço em especial meu parceiro de vida, Luiz Villaça, e por todos que têm força de continuar, resistir. A gente vai fazer sempre filmes do jeito que der", afirmou Denise também em vídeo.
Com seu Kikito de Cristal em mãos, o ator uruguaio Cesar Troncoso (de Uma noite de 12 anos, 2018) teve sua história com o festival resgatada em imagens. Ele ganhou dois Kikitos de melhor ator na mostra de longas estrangeiros, com O banheiro do papa (2007) e A Oeste do fim do mundo (2013). Em 2018, por exemplo, ele integrava o elenco de três longas em competição na Serra, dois brasileiros e um uruguaio.
Mais que o troféu, ele agradeceu a Gramado pela possibilidade gerada de trabalhar no Brasil: "Isso mudou a minha vida. Agradeço a todos os atores, diretores, produtores, todos os profissionais envolvidos nos filmes, porque o cinema é um exercício coletivo na América Latina. Viva o cinema brasileiro! Viva o cinema uruguaio! Viva o cinema latino-americano!".
Pelo conjunto da obra como realizadora, a diretora Laís Bodanzky (dos premiados longas Bicho de sete cabeças, 2000, e Como nossos pais, 2017 - que levou muitos Kikitos na Serra) recebeu o Troféu Eduardo Abelin. Atualmente, ela é diretora-presidente da SPCine.
Neste sábado (26), às 21h, será a premiação, apresentando os vencedores da mostra nacional de curtas, e os destaques entre os longas gaúchos, brasileiros e estrangeiros. A entrega dos Kikitos também pode ser acompanhada pelos canais digitais do evento e pelos clientes Claro, a partir das 20h45min, no Canal do Cliente (500 no line-up da TV no Cabo, Fibra e DTH).
Comentários CORRIGIR TEXTO