Bebeto Alves e Antônio Augusto Bueno adiantaram o horário de abertura de sua mostra virtual neste sábado (4).
Plano de voo pode ser visitado on-line no
site de Bebeto a partir das 11h.
A exposição on-line é o novo trabalho feito em parceria, a quatro mãos, pelos dois artistas. Um trabalho que - devido aos cuidados que todos devem tomar diante da pandemia de Covid-19 - surge no trânsito entre duas outras produções anteriores: Voo da pedra, realizada durante todo o ano passado, e Linha de voo, que já estava sendo elaborada (e foi contemplada pelo edital FAC Movimento), mas em função do isolamento social, ficou temporariamente suspensa.
Se no trabalho anterior a prática de cooperação dos dois artistas era no trânsito entre os seus dois ateliês/estúdios, na vista em diferentes gráficas e na procura de diferentes suportes, agora o trabalho acontece com cada um em suas casas, onde a troca continua tão intensa, só que, desta vez, através de aplicativos e diferentes meios de comunicação a distância.
O curador da mostra, José Francisco Alves, é professor do Atelier Livre Xico Stockinger, doutor e mestre em História da Arte e membro da AICA e ICOM. No texto curatorial, ele informa: “Em todas estas obras, permeia aos inúmeros layers e grafites das intervenções de ambos a imagem gráfica icônica de uma ave – no caso um pássaro marinho – manipulada a partir de fotografia capturada pelas lentes de Bebeto Alves, na Praia do Rosa (SC), para Voo da pedra”.
“Antônio é um artista observador do tempo do mundo orgânico, da natureza, do trânsito da linha, da expressão a partir do desenho – ou de um modo de ver de um desenhista – em direção à exploração de outras formas de registro, a exemplo da fotografia, vídeo, pintura e instalação. Bebeto, por sua vez, é um fotógrafo da era digital que insere as imagens capturadas num mundo infindável de recursos digitais, as quais sofrem manipulações, mesclas e transformações em todas as possibilidades, e assim ele cria obras para o mundo físico nos mais diversos suportes, os quais experimenta sem cessar modos de impressão e formas de apresentação”, opina o professor.
Na página de Bebeto Alves, os trabalhos da exposição com apoio da Stephanou Cultural estarão disponíveis para comercialização como gravuras digitais. Os interessados poderão adquirir as diferentes peças numeradas e assinadas pelos artistas.