Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cinema

- Publicada em 05 de Fevereiro de 2020 às 03:00

Capitólio recebe 9ª edição da mostra A vingança dos Filmes B

Com 23 longas e 30 curtas-metragens, evento terá sessões alusivas aos 40 anos de 'Sexta-feira 13'

Com 23 longas e 30 curtas-metragens, evento terá sessões alusivas aos 40 anos de 'Sexta-feira 13'


WARNER BROS/DIVULGAÇÃO/JC
Um dos eventos mais aguardados pelos amantes do cinema independente em Porto Alegre, a mostra A vingança dos Filmes B chega à sua nona edição a partir desta quinta-feira (6), na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1.085). Durante 10 dias, serão exibidos 23 longas e 30 curtas-metragens, com títulos de baixo orçamento e alguns que depois se tornaram clássicos do cinema de gênero, como Sexta-feira 13.
Um dos eventos mais aguardados pelos amantes do cinema independente em Porto Alegre, a mostra A vingança dos Filmes B chega à sua nona edição a partir desta quinta-feira (6), na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1.085). Durante 10 dias, serão exibidos 23 longas e 30 curtas-metragens, com títulos de baixo orçamento e alguns que depois se tornaram clássicos do cinema de gênero, como Sexta-feira 13.
O homenageado desta edição é George Hilton. Falecido no ano passado, o ator uruguaio ficou conhecido principalmente por seus papéis em clássicos do spaghetti western (ou western spaghetti, o tradicional bangue-bangue à italiana) em filmes como Vou, mato e volto (1967), de Enzo G. Castellari, e em giallos, os violentos thrillers italianos, como A cauda do escorpião (1971), de Sergio Martino.
A sessão de abertura de A vingança dos Filmes B, que tem curadoria e produção de Cristian Verardi, apresenta George Hilton - O mundo é dos audazes. Dirigido pelo brasileiro Daniel Camargo, o documentário aborda a vida e a carreira do ator e traz um valioso panorama do cinema de gênero italiano. Ao longo do evento, serão exibidos cinco filmes essenciais protagonizados por Hilton. Já o célebre ator Peter Fonda, também falecido em 2019, será lembrado com a exibição de Fuga alucinada (1974) e Corrida com o diabo (1975).
Uma nova geração de cineastas brasileiros estará presente em sessões de curtas dedicadas ao cinema fantástico, de produções amadoras e estudantis até filmes premiados. Nesta edição, a mostra contará com a participação especial do Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico de São Paulo. Serão exibidos os vencedores da última edição, com curtas de vários países.
Lenda do cinema independente nacional, o catarinense Peter Baiestorf estará presente para a exibição comemorativa de 25 anos de O monstro legume do espaço, além de exibir seu novo curta-metragem, 290 venenos. Já o cultuado universo dos filmes de zumbis será representado por três obras emblemáticas do gênero: Os mortos vivos (1981), Zeder (1983) e A volta dos mortos vivos (1985). Esse último será exibido em sessão especial à meia-noite.
Sexta-feira 13, um dos slashers mais famosos da história, faz 40 anos em 2020. Além de uma exibição especial do filme que originou a série, será realizada uma maratona na companhia de Jason Vorhees, adentrando a madrugada com a exibição das três primeiras sequências. Também merecem destaque dois filmes da produtora norte-americana Troma, os hilários Tromeo & Juliet (1996) e Surfistas nazistas devem morrer (1987).
Na sessão Cripta dos Clássicos, três obras de suma importância para o cinema fantástico: A aldeia dos amaldiçoados (1960), de Wolf Rilla; O incrível homem que encolheu (1957), de Jack Arnold; e Na solidão da noite (1945), produção inglesa que tem como um de seus diretores o brasileiro Alberto Cavalcanti. Entre os filmes mais "recentes", o festival resgata a comédia Idiocracia (1996), uma profética sátira sobre a imbecilização da sociedade dirigida por Mike Judge, criador do desenho Beavis & Butt-Head.
A mostra se encerra com o documentário O coringa do cinema, de Sérgio Kieling. Baseado no livro homônimo de Matheus Trunk, o filme retrata a vida de Virgílio Roveda, o Gaúcho, que teve papel essencial nas produções da Boca do Lixo.
O valor do ingresso é R$ 10,00, com direito a meia-entrada. Já a Madrugada Slasher com Jason Vorhees, que inclui as três sequências de Sexta-feira 13, custa R$ 20,00. Mais informações no site www.capitolio.org.br.

Programação

6 de fevereiro
20h - George Hilton - O mundo é dos audazes (entrada franca)
7 de fevereiro
18h - Especial George Hilton: Vou, mato e volto
20h - Projeto Raros: Fuga alucinada (entrada franca)
8 de fevereiro
14h - A aldeia dos amaldiçoados
18h - Surfistas nazistas devem morrer (entrada franca)
21h - Sessão de curtas (Entrada franca)
23h59min - A volta dos mortos vivos
9 de fevereiro
14h - Sessão de curtas (entrada franca)
18h - Corrida com o diabo
20h - Tromeo & Juliet (entrada franca)
11 de fevereiro
18h - Sessão de curtas (entrada franca)
20h - Especial George Hilton: As lágrimas de Jennifer
12 de fevereiro
18h - Especial George Hilton: Tempo de massacre
20h - Zeder
13 de fevereiro
18h - Especial George Hilton: Todas as cores da escuridão
20h - Na solidão da noite
14 de fevereiro
18h - Especial George Hilton: A cauda do escorpião
20h - Sessão comemorativa de 40 anos de Sexta-feira 13
15 de fevereiro
14h - Idiocracia
18h - Sessão de curtas (entrada franca).
21h - Os mortos vivos
23h59min - Sexta-feira 13 - Parte 2
2h - Sexta-feira 13 - Parte 3
4h - Sexta-feira 13 - Parte 4 - O capítulo final
16 de fevereiro
14h - O incrível homem que encolheu
18h - 290 venenos O monstro legume do espaço (entrada franca)
20h - O coringa do cinema