Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 27 de Setembro de 2019 às 17:51

3ª Edição da Mostra EliteDesign destaca versatilidade em área estratégica de Porto Alegre

Evento favorece a consolidação de negócios e o desenvolvimento do turismo no 4º distrito da capital

Evento favorece a consolidação de negócios e o desenvolvimento do turismo no 4º distrito da capital


EDU LIOTTI/DIVULGAÇÃO/JC
Fernanda Soprana
A 3ª Edição da Mostra EliteDesign 2019 começou nesta sexta-feira (27) em Porto Alegre. A exposição conta com 43 ambientes, distribuídos em três mil metros quadrados e projetados por 70 profissionais. A mostra, que promove a consolidação de novos negócios e o desenvolvimento do turismo no 4º distrito de Porto Alegre, estará no Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA) até o dia 24 de novembro.
A 3ª Edição da Mostra EliteDesign 2019 começou nesta sexta-feira (27) em Porto Alegre. A exposição conta com 43 ambientes, distribuídos em três mil metros quadrados e projetados por 70 profissionais. A mostra, que promove a consolidação de novos negócios e o desenvolvimento do turismo no 4º distrito de Porto Alegre, estará no Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA) até o dia 24 de novembro.
 "É um evento que traz a sinergia entre a arquitetura, meio-ambiente, a cultura e desenvolvimento regional. Em cada ambiente, diferentes leituras, manifestações e o futuro do segmento", afirmam os diretores Flávia Sffair e Paulo Pedroso. De quinta a domingo, a Mostra EliteDesign vai proporcionar o que há de mais moderno e elegante em lofts, cozinhas, salas de jantar e cinema, bares, restaurantes, lounges, home offices, lavabos e paisagismo no clube mais antigo de remo do Brasil.
Além da valorização da arte e cultura do Rio Grande do Sul e homenagens à personalidades, a edição vai contar com gastronomia variada. O restaurante Atelier 43 Café Bistro, operado pela Basilic Gastronomia, servirá pratos exclusivos para até 38 pessoas. O ambiente, planejado pelas arquitetas Tânia Boelter e Miriam Soska, tem a cor tendência para 2020: a Chinese Porcelain, um azul profundo sombreado.
Já o espaço Beyond, de Kamila Witt e Renata Costa, é uma drinkeria elegante e descontraída, operada por Dudu Drinks. O Parador 30 é uma opção para quem gosta de diversão. O designer de interiores Daniel Schön e pela arquiteta Fernanda Arteche se inspiraram nos antigos pubs ingleses e planejaram o espaço para que os visitantes possam contemplar o pôr do sol às margens do Guaíba.
A mostra deste ano abre espaço para a sustentabilidade e o design biolífico, com o incentivo de recursos e objetos que valorizam a natureza. Uma Vila de Containers, composta por 25 unidades distribuídas em quatro andares às margens do Guaíba, aparece com exclusividade na edição.
O estilista Rui Spohr, falecido em maio deste ano, terá um ambiente como homenagem: o espaço J'adore. O arquiteto Henrique Steyer utilizou referências artísticas para ilustrar a vida de Rui, que completaria 90 anos em novembro. Três obras de Pablo Picasso com gravuras em metal, chancelados pelo Museu d'Orsay e pela Christies's, compõem o ambiente, alusivas ao período em que Rui morou na Europa. Mais de 10 toneladas de marcenaria, paredes e um forro formam uma linha sequencial de arcos e representam os anos de trabalho do estilista no ramo da moda. Haverá 60 m² quadrados de espelho e 100 m² de um único tapete personalizado - os maiores já feitos para uma mostra de arquitetura no Brasil. J'adore também apresenta um sofá com mais de seis metros de comprimento, desenhado especialmente para mostra pela Leffa Estofados.
 Os irmãos Claudio e Sadi Gioda, do Escritório Gioda Arquitetura & Publicidade, são responsáveis pela homenagem à família Fagundes, conhecida pela gravação de discos nativistas. O ambiente Fagundes, Raízes do Sul, inclui uma área de convivência, jantar, estar e um espaço gourmet. O local conecta a arquitetura e o design com as tradições do Estado. Um palco recria o lado artístico da família, com interações sociais. As paredes reproduzem versos de músicas populares compostas pelos irmãos Fagundes.
A Mostra EliteDesign fomenta a consolidação de negócios e o desenvolvimento do turismo na capital gaúcha. Em 2019, foram realizadas parcerias com a empresa Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau e com o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, que ocorrerá entre 9 e 12 de outubro. Além disso, o evento promoverá uma série de ações paralelas integradas. Palestrantes nacionais e internacionais realizam bate-papos sobre temas que abrangem vários nichos de mercado da arquitetura e design. As atividades serão realizadas no Lounge Sensações, espaço tropicalista idealizado pelos curadores e arquitetos Tales Beier Ferreira e Luiz Fernando Rhoden.
A edição de 2019 estará em funcionamento de 27 de setembro a 24 de novembro, no Clube GPA (R. João Moreira Maciel, 470), em Porto Alegre. O horário de funcionamento é às quinta e sextas-feiras, das 15h às 21h, e em fins de semana e feriados, das 12h às 21h. Os ingressos estarão disponíveis pelo site da Blue Ticket por R$ 40,00. Há uma bilheteria física à disposição durante todo o período. Pessoas com mais de 60 anos e estudantes têm direito à meia-entrada. Para mais informações, acesse o site da Mostra EliteDesign.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO