Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 18 de Agosto de 2019 às 14:10

'O homem cordial', com Paulo Miklos, retoma sétima arte como espelho da realidade

Paulo Miklos, diretor Iberê Carvalho e fotógrafo Pablo Baião nos bastidores do longa nacional

Paulo Miklos, diretor Iberê Carvalho e fotógrafo Pablo Baião nos bastidores do longa nacional


MARCELO VITTORINO/DIVULGAÇÃO/JC
Caroline da Silva
“Deve ser lindo o mundo visto por esses seus olhos de branco.” Esta grave frase dita pelo personagem Béstia (vivido pelo rapper Thaíde) para o ex-companheiro de banda de rock Aurélio Sá (interpretado por Paulo Miklos) permeia a narrativa de O homem cordial. Essa é a tônica da mensagem do longa exibido tarde da noite de sexta-feira (16) no 47º Festival de Cinema de Gramado, abrindo a mostra competitiva nacional.
“Deve ser lindo o mundo visto por esses seus olhos de branco.” Esta grave frase dita pelo personagem Béstia (vivido pelo rapper Thaíde) para o ex-companheiro de banda de rock Aurélio Sá (interpretado por Paulo Miklos) permeia a narrativa de O homem cordial. Essa é a tônica da mensagem do longa exibido tarde da noite de sexta-feira (16) no 47º Festival de Cinema de Gramado, abrindo a mostra competitiva nacional.
O homem cordial é um reflexo dos nossos tempos. O protagonista tenta proteger um garoto negro da periferia de um linchamento no Centro de São Paulo. O menino de 11 anos é acusado de ter furtado um celular. Na confusão, com muitos populares filmando o ocorrido com seus celulares, ele foge e policial à paisana o persegue, o que culmina em sua morte.
Aurélio foi um roqueiro famoso na década de 1980 e justamente neste momento tenta retomar a carreira com seus colegas de banda. O episódio cai como uma bomba entre seus pares. Como ele é uma pessoa conhecida, a confusão só toma dimensões maiores, retratando um fenômeno atual de ódio e intolerância contra os artistas que se posicionam publicamente de alguma forma, em um ato político.
Durante uma única noite na maior cidade do País, a história se desenvolve trazendo novos elementos importantes para o transcorrer do filme. Ao tentar fugir de manifestantes que já se concentram na frente do seu edifício de casa, ele não vê alternativa a não ser aceitar carona de moto com uma jornalista (Dandara de Morais). Ela não procura apenas ouvir o lado do cantor, mas informações para encontrar o pequeno Matheus, que está desaparecido desde a confusão.
Irmã do diretor Iberê Carvalho, de Brasília, a diretora de arte e produtora Maíra Carvalho explicou no debate do evento que a marca da obra do cineasta são as questões sociais e políticas pujantes, desde seu primeiro trabalho lançado. “O filme partiu de uma inquietação, e me policiei para não imprimir certezas no filme o tempo todo. Temos no Brasil a herança maldita da escravidão e ainda estamos em processo de guerra”, afirmou Iberê na manhã deste sábado (17), nas dependências do hotel Serrazul, em Gramado.
Apesar da equipe realizadora ser do Distrito Federal, o diretor comentou sobre a escolha pelo cenário ser São Paulo capital, onde o título foi rodado em um mês e meio: “Brasília é muito particular. Essa história acontece em qualquer grande cidade”.
Além de Thaíde, a produção conta com importantes participações de artistas identificados com o movimento negro e a voz das periferias, como a atriz Tamirys O’hanna, a rapper e apresentadora Roberta Estrela D’Alva e MC Soffia. “Mesmo com as contribuições da consultoria e participação dos atores, deve ter ficado muita ‘branquitude’”, fez um mea culpa o diretor.
Sobre a inquietante e sinestésica fotografia da obra, o fotógrafo Pablo Baião comentou a quantidade de planos-sequências, com uma câmera dançante e uso de pouca luz artificial: “O cinema é uma arte que possibilita se colocar no lugar do outro, e hoje está faltando muita empatia”.
Miklos declarou estar muito feliz em sua primeira vez em Gramado, lamentando não poder ficar mais. “Estou com um espetáculo no teatro e também filmando Jesus Kid (baseado na obra de Lourenço Mutarelli), em Curitiba, do diretor Aly Muritiba.” Ele disse que depois de atuar há cerca de 20 anos, é quase mais ator que cantor. Sua performance como Anísio em O invasor (2002), de Beto Brant, permanece como uma das mais marcantes da Retomada do Cinema Brasileiro.
Já Thaíde destacou os motivos de relevância do longa: “É um filme atual, que fala sobre intolerância, racismo, preconceito. É para ver e rever conceitos. Ele é um dedo na cara da sociedade. Tem muita gente que não vai gostar de O homem cordial porque vai se enxergar nele; como tem gente que vai indicá-lo por isso”.
O título do longa ironiza o conceito de “homem cordial” (desenvolvido pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda no livro Raízes do Brasil, de 1936, sobre a formação da nossa população). No entanto, em 2019, onde ficou a cordialidade na selvageria das grandes cidades, com uma espécie de “seleção artificial” maquinada pela luta de classes? Quem são os “homens de bem” hoje? Porque o ser enjaulado entre as grades dos condomínios sempre tem o mesmo tom de pele, escura?
O enredo é triste, assim como é inquietante e perturbador olhar com atenção para fora da janela de casa, do ônibus, do carro. Jogando luz sobre o papel das redes sociais, sobre a violência policial, sobre os privilégios de quem “bem nasceu”, o roteiro de Iberê Carvalho e Pablo Stoll descortina nossa sociedade atual e constrói um labirinto no qual não se vislumbra saída. Para onde correr, num contexto em que primar pela educação e fazer arte parece ser um crime pelo qual se é perseguido?
Resistir, seria a resposta do filme exibido antes, na mesma noite do Festival, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. A dobradinha montada pela curadoria para a abertura de Gramado foi certeira, evidenciando a força das narrativas em tela grande. Nenhum outro filme desta edição poderia compor o mesmo turno com O homem cordial; as interpretações e experiências se intensificaram.
Na véspera, antes da projeção no Palácio dos Festivais, o produtor do título, Rodrigo Sarti, ressaltou que além de identidade, cinema é indústria. Ele passou o número de 860 para quantificar os empregos diretos e indiretos gerados com essa obra audiovisual, a exemplo do que Bacurau tinha feito no fim de seus créditos. Assim como o diretor do longa anterior, Kleber Mendonça Filho, ele reforçou que os profissionais da área são qualificados e merecem respeito pela sociedade. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO