Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 07 de junho de 2019.
Dia da Liberdade de Imprensa.

Jornal do Comércio

Cultura

CORRIGIR

Acontece

07/06/2019 - 19h14min. Alterada em 07/06 às 19h23min

Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum abre no Shopping Praia de Belas

Sensação entre crianças, dutos de Mau e Godofredo também são escorregadores para adultos

Sensação entre crianças, dutos de Mau e Godofredo também são escorregadores para adultos


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Caroline da Silva
Foi tanto o sucesso da exposição Castelo Rá-Tim-Bum no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo, em 2014, que a mostra teve reaberturas e também montagens adaptadas em shopping centers de cidades brasileiras, como Brasília, Campinas e Ribeirão Preto (SP). Agora, a atração chegou a Porto Alegre, para alegria de antigos fãs saudosos e admiradores infantis da nova geração.
Dividida em oito ambientes, promovendo muita interação com os visitantes – sejam eles crianças ou adultos –, o colorido da exposição tem lugar na capital dos gaúchos na Praça de Eventos da Ala Norte (1º piso) do Shopping Praia de Belas, na avenida Praia de Belas, 1.181. A mostra fica aberta até 25 de agosto.  
Antes da inauguração, na tarde desta sexta-feira (7), a gerente de marketing do shopping, Ângela Sosa, explicou que, há cerca de um ano, o local passou por um reposicionamento de marca: “Hoje, o Praia de Belas oferece entretenimento com conteúdo”.
A afirmação da gerente, que assumiu o cargo no início de 2018, se justifica na medida em que o programa da TV Cultura exibido entre 1994 e 1997 era cultuado por especialistas e recebeu prêmios por seu perfil educativo, incentivando a leitura, ensinando sobre folclore brasileiro, hábitos de higiene e preservação da natureza, entre outros tantos elementos que cativaram os pequenos e até os adolescentes na época.
Desde o ano passado, a mostra tem sido montada em unidades do grupo Iguatemi no País. Segundo Ângela, o Praia de Belas foi escolhido para ser palco em Porto Alegre em função da nova postura dos eventos promovidos no espaço.
Inicialmente, a visitação seria até o fim de julho na Capital, mas a gerente disse que o novo prazo já passou para fim de agosto em função da certeza da qualidade dos atrativos. Já tendo sido vista por 1,5 milhão de espectadores, Castelo Rá-Tim-Bum é organizada pela empresa Acervo 21 em parceria com o shopping e a TV Cultura (todos os figurinos, croquis, móveis e objetos cênicos são originais, pertencentes ao Acervo da Fundação Padre Anchieta).
Comunicando-se com os públicos infantil e infantojuvenil, o programa dos anos 1990 foi criado pelo dramaturgo Flavio de Souza e pelo premiado roteirista e diretor de cinema e televisão Cao Hamburger. No primeiro ambiente da mostra, Nino recebe o público, pedindo silêncio e dizendo que, enquanto os visitantes entram no castelo e lembram das aventuras, ele pensará em uma nova invenção.
Cada um dos espaços (Biblioteca do Gato Pintado, Quarto da Bruxa Morgana, Quarto no Nino, saguão com a árvore da cobra Celeste, floresta da Caipora, banheira do Ratinho e o esgoto de Mau e Godofredo com dutos transformados em escorregadores que recebem até adultos - a repórter comprovou!) tem monitores de televisão com trechos dos episódios, para recordar as tramas e os papéis dos personagens, em recortes temáticos. A criançada dos dias atuais fica encantada com a atmosfera de magia, mesmo sem compreender completamente a nostalgia de quem viu todos aqueles elementos narrativos nas telinhas em décadas passadas.
As entradas para a atração custam entre R$ 10,00 e R$ 24,00, e estão à venda no site www.ingressorapido.com.br/casteloratimbum e também no ponto de venda físico da Ingresso Rápido em Porto Alegre, que fica na Hits Store do shopping. Crianças até dois anos e 11 meses não pagam. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 13h às 20h30min; aos sábados, das 11h às 21h30min; e aos domingos e feriados, das 12h às 19h30min.
CORRIGIR