Chega ao circuito comercial nacional o novo filme de Carlos Gerbase (de Tolerância e Sal de prata), Bio - Construindo uma vida. O docudrama ou falso documentário tem nuances de ficção científica. Com grande número de personagens dando depoimentos sobre o biografado da obra audiovisual em questão, o elenco do longa poderia ser chamado de "estelar", com uma série de beldades femininas: Maria Fernanda Cândido, Tainá Müller, Sheron Menezzes, Rosanne Mulholland, Branca Messina, Maitê Proença, Fernanda Carvalho Leite, entre várias outras.
Juntando essas entrevistas de pessoas que conheceram e influenciaram a trajetória do homem-tema do documentário, a produção narra a vida de um cientista desde 1959, ano de seu nascimento, até 2070, data de sua morte. O homem de 110 anos tinha uma patologia especial que não o permitia mentir. O cineasta introduz mais um elemento inovador: os depoimentos são colhidos pelo "documentarista" no calor dos acontecimentos e não no passado. Na apresentação do filme no Festival de Gramado em 2017, Gerbase brincou: "Neste documentário, só tem entrevista boa, claro, eu escrevi todas as respostas". Fazendo o papel da biógrafa do pesquisador misterioso, a atriz Tainá Müller tinha uma relação antiga com o cineasta: foi aluna dele enquanto estudava Comunicação na Pucrs e também atuou como sua terceira assistente de direção no episódio do gaúcho para a série Brava Gente, da Globo.
Produção da Prana Filmes, a estrutura dramatizada contou com 39 atores e atrizes no elenco. A produção executiva teve o empenho de Luciana Tomasi, nas gravações realizadas em Porto Alegre, com montagem de diferentes cenários para as filmagens.