Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

artes visuais

- Publicada em 26 de Março de 2019 às 01:00

Santander Cultural reabre nesta terça-feira com novo nome e exposição de Carmela Gross

Farol Santander abre nesta terça-feira com exposição 'Roda Gigante'

Farol Santander abre nesta terça-feira com exposição 'Roda Gigante'


ANA LIGIA PETRONE/DIVULGAÇÃO/JC
Com uma instalação de grandes proporções no hall principal do edifício, o Farol Santander abre as portas nesta terça-feira (26), no aniversário de Porto Alegre. A exposição Roda gigante, da artista paulistana Carmela Gross, ficará em cartaz no antigo Santander Cultural até 25 de maio, com ingressos a R$ 10,00 - no último domingo de cada mês, o acesso será gratuito.
Com uma instalação de grandes proporções no hall principal do edifício, o Farol Santander abre as portas nesta terça-feira (26), no aniversário de Porto Alegre. A exposição Roda gigante, da artista paulistana Carmela Gross, ficará em cartaz no antigo Santander Cultural até 25 de maio, com ingressos a R$ 10,00 - no último domingo de cada mês, o acesso será gratuito.
O convite à artista partiu do curador do espaço, André Severo. A trajetória de Carmela tem uma relação indissociável com as cidades, seus espaços e os seres que as habitam - quem transita, quem constrói, quem apenas passa, quem sente o peso e quem se sobrepõe a ele. A mostra é composta por uma criação inédita para o vão principal do edifício, que dá título à mostra, e de uma visão geral do percurso da artista, com obras de diversas fases de sua criação.
"Pensar primeiro em Carmela Gross para essa inauguração foi inevitável quando se buscou um pensamento atual, um questionamento permanente e rigoroso em relação à arte", conta Severo. "A tarefa é considerável, o que significa muito trabalho. E isso é justamente o que mais se precisa neste momento da história", afirma Carmela.
Roda gigante trabalha com a ideia de peso, de ancoragem, de contrapeso. São objetos diversos, ancorados por cordas de distintos tamanhos e níveis de resistência. "Roda gigante tem a ver com a precariedade da vida nas grandes cidades, seja de seus habitantes, seja daqueles que moram nas ruas", relata a artista.
O curador Paulo Miyada destaca a contraposição que Carmela Gross propõe entre o edifício do Farol Santander - "prédio que tem como trunfo justamente esse ambiente de dimensões agigantadas, coroado por vitrais zenitais em que se leem palavras como Troca, Progresso, Trabalho e Fortuna" - e o ambiente da obra artística, que, assim como as rodas gigantes, sugere movimento, tensão e suspensão.
Em um emaranhado de diagonais, centenas de cordas conectam as balaustradas do prédio a distintos objetos posicionados no chão. "São objetos prosaicos que, por um motivo ou outro, costumam passar despercebidos em nosso cotidiano, ocupando apenas a periferia dos olhares, que raramente se dão conta deles", relata Miyada. Estão ali pneus, pilhas de livros, baldes, vigas e outros tantos elementos que integram a paisagem urbana. "Agora, tensionados pelas cordas presas à arquitetura, esses objetos ganham a cena, fazendo as vezes de lastro do desenho que atravessa o espaço", relata o curador.
Para Carmela, o princípio formador de sua obra é a base de qualquer relação que se possa estabelecer entre cada trabalho novo e o percurso que o antecede. "Todo o meu trabalho como artista procura pensar o mundo de modo crítico e avançar nas questões políticas e sociais do meu tempo", esclarece.
Roda gigante também se destaca pelo uso da tecnologia. No que diz respeito à acessibilidade, a mostra terá áudio guia, áudio descrição, legendas em Braille e descrição visual em Libras, além de pleno acesso para cadeirantes e deficientes visuais.
A exemplo de ações já implementadas em grandes museus, como o MoMA (Nova Iorque) e a Tate Gallery (Londres), as ferramentas colocadas à disposição do visitante oferecem muitas possibilidades de interação. Ao fazer seu cadastro no Farol Santander, o visitante já passa a receber informações via celular. Quando chegar à mostra, vai se surpreender com pequenas provocações e pílulas de informação, além de falas da artista, dos curadores e de convidados. Ao longo do percurso haverá também QRCodes que, ao serem lidos, trarão informações novas, à medida que o visitante avança.
Outras atividades também estão associadas à mostra. Em abril, ocorrerá o debate Arte e psicanálise, com a participação de convidados. Em maio será a vez de Cinema e arte, também com convidados, sempre tendo a obra de Carmela Gross como fio condutor.
Já o lançamento do catálogo de Roda gigante , com artigos dos curadores e de alguns dos convidados, acontecerá no último fim de semana da exposição.

Carmela Gross: Roda gigante

Quando? De hoje a 25 de maio
Onde? Farol Santander - Rua Sete de Setembro, 1.028
Que horas? De terça-feira a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h