Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 25 de março de 2019.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

Semana de Porto Alegre

Edição impressa de 25/03/2019. Alterada em 25/03 às 01h00min

Porto Alegre comemora 247 anos com programação cultural diversa

Entre os dias 28 e 31 de março, uma estrutura será montada em volta do monumento para selfies

Entre os dias 28 e 31 de março, uma estrutura será montada em volta do monumento para selfies


CLAITON DORNELLES /JC
Nesta terça-feira (26), Porto Alegre celebra seus 247 anos. Até o fim deste mês, uma extensa programação cultural ocorre em diversos locais da cidade, incluindo atividades musicais, cinema, artes visuais, debates e ocupação dos espaços públicos. A seguir, o Jornal do Comércio destaca o principal da programação da semana. Veja mais informações em https://aniversario.portoalegre.rs.gov.br.

Selfie com o Laçador

Símbolo oficial de Porto Alegre, a estátua do Laçador estará mais próxima dos gaúchos e turistas nesta semana. Entre os dias 28 e 31 de março, uma estrutura temporária de andaime será montada em volta do monumento.
As visitações serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 18h. Além do andaime que cercará a obra de Antônio Caringi, localizado próximo ao antigo terminal do aeroporto Salgado Filho, no bairro São João, os visitantes contarão também com banheiros químicos e food trucks.
Uma equipe da Secretaria Municipal da Cultura estará no local informando sobre a história do monumento.

Repertório eclético da Banda Municipal

Apresentações ocorrerão de segunda a quinta-feira em diversos locais

Apresentações ocorrerão de segunda a quinta-feira em diversos locais


IVO GONÇALVES/PMPA/JC
A Banda Municipal de Porto Alegre fará apresentações especiais em comemoração ao aniversário de 247 anos de Porto Alegre. No repertório, compositores como Kleiton e Kledir, Duke Ellington, Ivan Lins, Edu Lobo, Waldir Azevedo, Marco Aurélio Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Ary Barroso, Pharrell Williams e Zé Ramalho.
Não poderiam faltar, claro, composições alusivas à Capital, como Deu pra ti, de Kleiton e Kledir; Porto dos Casais, de Jayme Lubianca; e Porto Alegre é demais, de José Fogaça.
Nesta segunda-feira, a banda se apresenta às 11h, na Rua da República, 635. Na terça, o cenário será o Mercado Público, a partir das 11h. Já na quarta-feira, o grupo participa da cerimônia de entrega do Açorianos de Música, que ocorrerá às 20h no Teatro Renascença. Na quinta-feira, a partir das 18h, o cenário será a calçada do HPS.

Para curtir o Centro a pé

Passeio revela a história da Praça da Alfândega

Passeio revela a história da Praça da Alfândega


/JOEL VARGAS/PMPA/JC
Uma edição especial do projeto Viva o Centro a Pé terá como ponto inicial a Praça da Alfândega. A atividade acontecerá no próximo sábado, a partir das 10h.
A visitação se inicia na praça, uma das mais antigas e tradicionais da Capital, anteriormente chamada de Praça da Quitanda e Praça Senador Florêncio. Faz parte do sítio histórico, tombado pela União, onde nasceu a cidade, época em que havia uma ligação mais próxima com o Guaíba, o porto e seu comércio.
O local é um ponto turístico e cultural da cidade, cercado por prédios históricos como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. A orientação será do arquiteto-urbanista Luiz Merino de Freitas Xavier.
A participação é gratuita, mas pede-se inscrições pelo e-mail https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes.

Show de Elisa Lucinda

Poetisa e atriz estará no Teatro do Bourbon Country

Poetisa e atriz estará no Teatro do Bourbon Country


Simone Portellada/Divulgação SMC/PMPA
A Semana de Porto Alegre também recebe uma atividades em comemoração aos 100 anos da Organização Internacional do Trabalho. São ações realizadas por diversas instituições voltadas à inclusão social de adolescentes em vulnerabilidade, especialmente através da aprendizagem profissional.
A abertura ocorrerá nesta quarta-feira, às 18h, no Teatro do Shopping Bourbon Country, com a inauguração da mostra fotográfica Aprendizando POA.
Participa também da atividade a atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda que apresenta, a partir das 19h, o espetáculo Palavra é Poder.

Relíquias do acervo

Peças da Pinacoteca Ruben Berta têm nova reserva técnica

Peças da Pinacoteca Ruben Berta têm nova reserva técnica


SMC/PMPA/JC
Na quarta-feira, será apresentada ao público a nova reserva técnica da Pinacoteca Ruben Berta, local que vai abrigar em condições adequadas o rico acervo de 125 obras de arte doado à prefeitura de Porto Alegre pelos Diários Associados em 1971.
Nomes que marcaram o modernismo no Brasil - como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Portinari e Lasar Segall - estão representados nesta importante coleção originada pelo esforço de Assis Chateaubriand, fundador do Museu de Arte de São Paulo.
O casarão na rua Duque de Caxias, 973, que sedia a Pinacoteca Ruben Berta, foi restaurado pelo Programa Monumenta em 2013 e agora, por meio de recursos do PAC Cidades Históricas, o prédio foi equipado com uma reserva técnica adequada para a conservação, guarda e documentação da importante coleção.
O acervo foi totalmente catalogado na Banco de Dados Pergamum. Este sistema de informações vai permitir que o cidadão tenha acesso on-line às imagens e informações técnicas sobre cada obra de arte.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia