Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 21 de Março de 2019 às 01:00

Nathalia Timberg vive ícone da moda em espetáculo teatral 'Através da Iris'

Prestes a completar 90 anos, Nathalia Timberg interpreta fashionista Iris Apfel no teatro

Prestes a completar 90 anos, Nathalia Timberg interpreta fashionista Iris Apfel no teatro


RODRIGO LOPES/DIVULGAÇÃO/JC
Cristiano Vieira
Nathalia Timberg dispensa apresentações. Prestes a completar 90 anos, um dos maiores nomes do teatro nacional nem pensa em parar: está rodando o Brasil com uma peça sobre Iris Apfel, a fashionista norte-americana de 97 anos que ganhou as capas de revistas do mundo inteiro com seu estilo excêntrico.
Nathalia Timberg dispensa apresentações. Prestes a completar 90 anos, um dos maiores nomes do teatro nacional nem pensa em parar: está rodando o Brasil com uma peça sobre Iris Apfel, a fashionista norte-americana de 97 anos que ganhou as capas de revistas do mundo inteiro com seu estilo excêntrico.
Empresária, designer de interiores e ícone da moda, Iris Apfel foi uma das primeiras mulheres a usar calças jeans nos Estados Unidos, ganhou espaço sob os holofotes na última década graças à sua autenticidade e ao seu inconfundível estilo colorido e exuberante.
Mantém-se ativa quase aos 100 anos - nos anos 2000, ela virou assunto obrigatório nos Estados Unidos ao ser tema de uma megaexposição no Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque. Também é tema do documentário Iris, que pode ser encontrado na Netflix.
Além de serem ambas nonagenárias, Nathalia e Iris têm em comum a disposição física. A atriz brasileira emenda trabalhos no teatro (esteve em Porto Alegre com peças diferentes nas edições 2014 e 2017 do Porto Alegre em Cena, por exemplo) e, agora, se prepara para gravar mais uma novela na TV Globo - apenas em televisão, são 64 trabalhos.
"Iris é uma figura instigante, o público fica apaixonado por ela. Ela é uma mulher muito hábil, inteligente, que criou uma persona libertária, que faz o que quer e diz o que pensa. Por outro lado, contudo, é muito conservadora", conta a atriz, por telefone.
Nathalia relata que ambas ainda não se encontraram pessoalmente. Houve contato apenas por mensagens. Iris Apfel chegou a pensar em assistir a peça no Brasil, mas acabou não vindo. "Convenhamos, meu bem, que 97 anos não são 12 anos, não é mesmo? Ela não veio por causa desse nosso calor", ri Nathalia.
Através das ideias arrojadas e do humor ácido de Iris Apfel, a peça é um elogio à liberdade de ser e de se expressar, em qualquer tempo da vida. Definida como um documentário cênico, Através da Iris tem texto inédito de Cacau Hygino e direção de Maria Maya.
Nathalia Timberg está em cena como Iris Apfel dando uma entrevista - ela abre sua casa e divide, com uma suposta equipe jornalística, suas histórias e opiniões sobre os mais variados assuntos, sem papas na língua. Os depoimentos da atriz no palco se misturam às suas aparições em vídeos projetados no cenário.
As ações presenciais dialogam com as ações virtuais, numa interação em tempo real. O cenário de Ronald Teixeira é uma grande caixa vazada por janelões, por onde vemos o interior da casa de Iris, com sua exuberância e barroquismo - objetos multicoloridos que vão desde velas e obras de arte a bichos de pelúcia e flores, além de duas coloridas poltronas bergère.
Antes das apresentações, Nathalia participa, nesta quinta-feira (21), de uma conversa sobre sua trajetória no Salão de Atos da Pucrs, a partir das 19h30min. A entrada é franca, com inscrições pelo link http://bit.ly/ConversaComNathaliaTimberg. A mediação será dos atores Luiz Paulo Vasconcellos e Sandra Dani.
O espetáculo Através da Iris terá sessões sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Theatro São Pedro. Ingressos entre R$ 40,00 e R$ 100,00, à venda na bilheteria do local.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO