Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Visão de Mercado

- Publicada em 15 de Dezembro de 2021 às 21:31

Travessia

João Satt
Cristóvão Colombo nasceu em Gênova, em 1451. Desde menino, foi apaixonado pela navegação marítima e curioso quanto ao desconhecido. Sua vida foi marcada pela indiferença dos reis em relação aos seus sonhos, e consequentemente a todo tipo de dificuldades. Mas ninguém pode afirmar que não foi um dos mais importantes navegadores da humanidade.
Cristóvão Colombo nasceu em Gênova, em 1451. Desde menino, foi apaixonado pela navegação marítima e curioso quanto ao desconhecido. Sua vida foi marcada pela indiferença dos reis em relação aos seus sonhos, e consequentemente a todo tipo de dificuldades. Mas ninguém pode afirmar que não foi um dos mais importantes navegadores da humanidade.
Navegar com assertividade de A para B é o que torna todos nós os "Colombos de 2022". Agora, me conta: quais as melhores estratégias a serem adotadas para o seu negócio penetrar e ocupar novos territórios? Nos últimos meses, essa tem sido a pauta das conversas com nossos clientes e presidentes de conselhos de administração. Muitos foram beneficiados nos últimos dois anos, ou seja, o problema era ter produtos para entregar. Para outros faltaram consumidores.
Seja lá qual for a sua situação - prejudicado ou beneficiado -, existe apenas uma verdade: todos deverão encontrar formas de aumentar a relevância das suas entregas em 2022. A força e a saúde física, essenciais nos últimos meses, deverão ser tonificadas com a força mental. 2022 vai exigir uma gigantesca resiliência, um ano que vai testar todos, sem exceção. Ter confiança e acreditar, mesmo em momentos de tempestade, é o que diferencia os bons dos maus comandantes.
Praticar a humildade, empatia e colaboração constante serve como chave-mestra para abrir todas as portas: tanto no ambiente interno como externo da organização. A força das relações, alimentada pela proximidade, fará a diferença entre ser uma marca conhecida e fria, e uma marca forte e quente.
As previsões econômicas são sombrias para o próximo ano: PIB negativo, Selic projetada de 12,5%, desemprego, queda da atividade econômica, e o principal: redução importante de renda. O aumento da pressão para vender fará com que vários dos seus concorrentes saiam queimando preços. Fica a pergunta: como responder? Antecipação: construa novas versões dos seus produtos/serviços, defina novos modelos de consumo, opere em sintonia com a jornada dos consumidores. Paciência, velocidade, adaptabilidade e agressividade são os quatro componentes dessa mistura explosiva. Traga Sun Tzu para a sua cabeceira, ano de guerra não se vence com a emoção.
A única forma razoável de não perder mercado e margem é ser uma marca que as pessoas não consigam viver sem: indispensabilidade.
Se Colombo tivesse tido a oportunidade de encarar sua travessia como uma startup e fosse brindado com uma conversa sobre OKRs (objetivos e resultados-chave) com Andy Grove (cofundador da Intel), com certeza adotaria alguns processos que fariam sua travessia muito mais assertiva. A pior de todas é a "não escolha". Como diria Fernando Pessoa: "Há um tempo em que é preciso esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". A inovação aberta, gestão de contribuição em modelos de teia, tudo isso trará oxigênio e propulsão para o seu negócio.
Travessias em mar revolto exigem nova consciência por parte do CEO: transparência, conversas diretas - essa é a melhor solução. Coragem para atuar a partir da verdade é gesto de lucidez empresarial. 2022 pode ser um ano de profunda virada, basta você se colocar na condição de desafiante, não permita ser acuado. Se o tubarão soubesse o quanto ganharia sendo golfinho, seria golfinho por inteligência A travessia é a grade oportunidade para unir, somar e, construir novas alianças.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO