Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

UIA2021RIO

- Publicada em 14 de Julho de 2021 às 03:00

Realizado pela 1ª vez no Brasil, Congresso Mundial de Arquitetos será online

Evento acontece entre 18 e 22 de julho

Evento acontece entre 18 e 22 de julho


Divulgação/UIA2021RIO
O tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA2021RIO é: Todos os Mundos, um só Mundo, Arquitetura 21. Definido muitos anos atrás, "não poderia ser mais profético", diz o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ) e comissário geral do congresso, Igor de Vetyemy: "é curioso que agora estejamos vivendo essa situação, a pandemia evidenciou ainda mais que estamos todos conectados e interdependentes".
O tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA2021RIO é: Todos os Mundos, um só Mundo, Arquitetura 21. Definido muitos anos atrás, "não poderia ser mais profético", diz o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ) e comissário geral do congresso, Igor de Vetyemy: "é curioso que agora estejamos vivendo essa situação, a pandemia evidenciou ainda mais que estamos todos conectados e interdependentes".
Promovido desde 1948 pela União Internacional de Arquitetos (UIA), o evento é o maior da arquitetura e do urbanismo no mundo. Esta é a primeira vez que se realiza no Brasil, com sede na cidade do Rio de Janeiro, mas com uma particularidade: em função da pandemia, as atividades serão todas virtuais. Essa não é a única mudança provocada pela Covid-19 - marcado para julho de 2020, o congresso foi adiado em um ano.
Com a imposição da crise sanitária, a ideia era realizá-lo em 2021 em formato híbrido, com programação desde março, para culminar com o encontro presencial entre 18 e 22 de julho. Entre março e junho foram realizadas as semanas abertas, com lives gratuitas, e palestras para os congressistas. Mas, conforme a organização do evento, as dificuldades no enfrentamento à pandemia exigiram que a parte final seja digital.
E como não poderia ser diferente, a Covi-19 impacta no conteúdo do Congresso e na percepção que a profissão terá do urbanismo. "Existem momentos históricos em que o impacto de reflexões coletivas como essas é muito mais intenso, necessário e urgente", pontua Vetyemy. Ele compara a situação atual com a chamada gripe espanhola, no início do século XX, que também teve saúde e saneamento como debate central para as cidades.
A pandemia de 100 anos atrás "foi uma transformação completa do modo de se construir e de se fazer cidade". Hoje, a revolução provocada pela Covid-19 é digital, mas deve ir além. "Esse desafio global evidenciou também que a urbanização acelerada e as desigualdades sociais requerem soluções assertivas, abrangentes e urgentes. Mais do que nunca temos o compromisso de refletir e propor essas soluções que, certamente, representam um novo modelo de cidade", avalia. São reflexões que o congresso se propõe a fazer. 

Paulo Mendes da Rocha será homenageado nesta edição

Arquiteto é o brasileiro a receber o destaque da UIA

Arquiteto é o brasileiro a receber o destaque da UIA


EDUARDO KNAPP/FOLHAPRESS/JC
O UIA2021RIO vai prestar homenagem ao presidente de seu Comitê de Honra, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, falecido em maio aos 92 anos. Vencedor do Pritzker, do Leão de Ouro da Bienal de Veneza, do Royal Institute of British Architects, dentre outros prêmios, ele será lembrado em diferentes momentos do congresso, a começar pela sessão Diálogo Portugal-Brasil no dia 18, da qual participaria. No último dia do Congresso, a homenagem será com a entrega da Medalha de Ouro da União Internacional de Arquitetos (UIA) conquistada por Paulo Mendes da Rocha este ano, com destaque do júri para sua ousadia, virtuosismo técnico e ênfase que deu à arquitetura como como um "ato público". O anúncio aconteceu poucos dias antes do seu falecimento. Será a primeira vez que um brasileiro recebe a honraria.

Capital Mundial da Arquitetura

Sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Rio de Janeiro é também a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Unesco em parceria com a União Internacional dos Arquitetos. Criado em 2018, o título passará a acompanhar a cidade que hospeda o Congresso.

Inscrições abertas

Com atividades online desde março, a organização já contabiliza mais de 80 mil participantes de 195 países. A etapa final do Congresso será entre os dias 18 e 22 de julho, também online, e as inscrições seguem abertas em www.uia2021rio.archi.
 

PARALELAS

Desigualdade
Quase 30% das pessoas estão vivendo em domicílios com renda per capita do trabalho inferior a do salário-mínimo nas metrópoles brasileiras e a renda média regrediu ao patamar de 2012. Os dados são da quarta edição do "Boletim Desigualdade nas Metrópoles", que apresenta os efeitos que a pandemia da Covid-19 provocou na renda e sua distribuição entre os moradores das metrópoles.
Regularização
Cerca de 50 famílias que moram em loteamento informal no Morro da Polícia, Zona Leste de Porto Alegre, poderão receber a matrícula de suas casas em regularização fundiária conduzida pelo governo do Estado. Mas, antes mesmo de concluído o processo, Estado e prefeitura pretendem garantir o abastecimento de água na comunidade, que atualmente recebe água uma vez por semana por meio de caminhão-pipa da prefeitura.
Estatuto da Cidade
O Estatuto da Cidade completou 20 anos no dia 10 de julho. A Lei Nº 10.257/2001 regulamenta o capítulo urbano da Constituição Federal, que por sua vez tem como base debates anteriores sobre a formação e o desenvolvimento das cidades.