Pelo próximo ano, 1,8 milhão de páginas do arquivo do Escritório de Licenciamento serão digitalizadas ao custo de R$ 161.640,00. A empresa DOC9, especializada em digitalização e gerenciamento de arquivos, saiu vencedora do pregão eletrônico realizado pela prefeitura no dia 22 de abril. Essa semana encerrou o prazo para recursos, e a empresa foi considerada habilitada.
O valor apresentado pela empresa vencedora é quase um quinto do indicado no edital como limite aceitável para a prestação desse serviço, que era de R$ 743.040,00. O trabalho consiste em higienização, tratamento arquivístico e digitalização de documentos em folhas A4, A3 e A0.
Com muitos processos antigos, o manuseio pode danificar o conteúdo, o que reforça a importância do novo modelo de arquivamento.
No edital, a prefeitura alega falta de espaço físico para acondicionar o acervo e diz que a medida vai agilizar liberações de Habite-se e de Estudo de Viabilidade Urbanística, por exemplo. O edital não prevê extinção do arquivo, e, após a digitalização, as pastas ficarão guardadas.