Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 10 de setembro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Edição impressa de 10/09/2018. Alterada em 10/09 às 01h00min

Lojas Renner

Parabéns à Renner, através do seu presidente José Galló (reportagem "Galló deixa presidência da Lojas Renner em abril", Jornal do Comércio, 06/09/2018). Lembro muito quando trabalhava em banco e fazia ternos. O representante tirava medidas e em pouco tempo estávamos usando. Minha esposa e minhas filhas são clientes da loja em Belo Horizonte. (Genesio Pedro Bondan, Belo Horizonte/MG)
Urubus no Centro Histórico 
Sobre a Imagem do Dia do Jornal do Comércio de 06/09/2018, esclarecemos que, nesta época do ano, os urubus da espécie Coragyps atratus começam a se aproximar de prédios e outras instalações em busca de lugares para fazerem seus ninhos. Estas aves, na natureza, fazem seus ninhos em encostas altas, o que transforma as edificações das cidades em réplicas semelhantes às do seu ambiente natural. E por isso os urubus são vistos com mais frequência em sacadas, churrasqueiras, floreiras e outras cavidades. A bióloga Soraya Ribeiro, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, alerta que após a postura dos ovos, os ninhos não podem ser removidos até a total independência dos filhotes (quando aprendem a voar). Ninhos de espécies nativas como o urubu são protegidos pelas Leis de Crimes Ambientais. Quem não estiver interessado nestes inquilinos sazonais, deve vedar as aberturas possíveis, tampar floreiras vazias ou colocar elementos brilhantes como CDs pendurados nas sacadas para servirem de afastadores das aves. (Ari Teixeira, Imprensa/Coordenação-Geral de Direitos Animais)
Dia do Hoteleiro
Em todo o mundo, o Dia do Hoteleiro é comemorado em 11 de agosto. No entanto, aqui no Brasil a data é comemorada em 9 de novembro. Por que 9 de novembro? Porque foi naquele dia, em 1936, que foi fundada a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH. (Hélio Freitag DM, Pelotas/RS)
Empregos
Atormenta a vida nacional a existência de 13 milhões de desempregados. E mais. Muitos desalentados, descrentes, nem mais procurando emprego. Evidente que não cabe aos governos a criação de empregos - aliás, alguns até incham as máquinas administrativas, mas sim estimularem e gerarem condições favoráveis a que ocorram: reduzindo a tributação, eliminando ou diminuindo, ao menos, a burocratização, bancos oficiais com linhas de créditos especiais, entre outras. Conjunto de providências imperativas, diga-se. A iniciativa privada operosa e criativa. Gestor público e sociedade têm de caminhar na mesma direção. (Jorge Lisbôa Goelzer, advogado, Erechim/RS)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian Bueno 10/09/2018 07h07min
O Internacional é o melhor Gaúcho do Brasil Tchê!!!nPor Dorian Bueno -nPois bem, muita calma nesta hora senhores torcedores Colorados, Gremistas, e Gaúchos de todas as querências, porque estou apenas falando do futebol praticado dentro do campo até o momento, neste acirrado Campeonato Brasileiro de 2018. Foi mais um pegado GreNal dentro do maravilhoso gramado do Beira-Rio, no túnel e na porta do vestiário. E daí, até nisto o Internacional é Tri Líder, e a escrita através da bola, foi mantida para o delírio da nossa feliz e apaixonada torcida. Quis o destino, nque no dia nove em pleno mês nove, a tremenda goleada por um gol a zero do Colorado sobre o Grêmio, teve algo sobrenatural na hora do gol da vitória. Ela foi conquistada através da abençoada cabeça, do volante Edenilson, que como um disfarçado centroavante número nove, entrou como um raio dentro da pequena área Gremista, e conseguiu furar a melhor defesa do campeonato, vestindo a sua camisa número oito. Que domingo abençoado para nós Gaúchos. Foi disputado o GreNal 417, válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. E preciso lembrar que este clássico, chega quase dividir no meio o nosso grandioso RS, como se fosse uma grande peleia entre Ximangos e Maragatos. Este nosso confronto regional é um dos clássicos do futebol brasileiro mais disputado, entre o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional, e mesmo depois do apito final, tudo pode acontecer dentro e fora de campo, como de fato rolou hoje. Vejam que coisa tremendamente fora de série e maravilhosa, que é a vantagem do NOSSO VITORIOSO COLORADO. Até o momento são 156 vitórias do Internacional, 131 empates e somente 130 vitórias do Grêmio. Bah Tchê, até nisto somos bem mais vencedores jogando futebol, e por isto somos líder. Amigos Colorados, ainda faltam 14 partidas para a meta principal deste ano, e sabemos que não conquistamos nada até o momento, a não ser o bom time do Grêmio que estamos acostumados a vencer. Que possamos torcer sempre cada vez mais para o Técnico Odair, continuar pilhando os jogadores, que podemos sim, jogar como time GRANDE DA SÉRIE A, que vamos acertar e errar até o fim do campeonato, para tentar chegar em primeiro e ser Campeão do Brasil. Abs. Dorian Bueno, Otimista, POA.