Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião Econômica

- Publicada em 23 de Fevereiro de 2021 às 21:34

O erro de reduzir o preço de combustíveis

Rodrigo Zeidan
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2021/01/13/206x137/1_opiniao_economicahelio_beltrao_copy-9227307.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ffeda86215ab', 'cd_midia':9227307, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2021/01/13/opiniao_economicahelio_beltrao_copy-9227307.png', 'ds_midia': 'Opinião Econômica -  Rodrigo Zeidan', 'ds_midia_credi': 'William Botlender / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'Opinião Econômica -  Rodrigo Zeidan', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '770', 'cd_midia_h': '221', 'align': 'Left'}
Professor da New York University Shangai (China) e da Fundação Dom Cabral. É doutor em economia pela UFRJ
A proposta do presidente de zerar as alíquotas ou conceder isenção de impostos federais sobre gás e diesel é um erro colossal, dos pontos de vista econômico, ambiental e social.
Economicamente, o déficit público explodiu com as políticas para amenizar o impacto da Covid-19 sobre a sociedade, e precisamos de cada centavo de impostos para financiar mais uma rodada do auxílio emergencial.
Ambientalmente, sabemos que é fundamental tornar os preços de combustíveis fósseis mais altos a fim de estimular a demanda por energias renováveis.
Socialmente, a diminuição do preço dos combustíveis enche muito mais o bolso dos brasileiros mais ricos.
Reduzir o preço de combustíveis fósseis traz efeitos danosos a curto prazo, mas muito maiores a longo prazo. Pior: já vimos onde esse tipo de populismo vai dar; o governo Dilma fez o mesmo e só deixou como legado desemprego no setor sucroalcooleiro, inflação e recessão.
É difícil, mas necessário, entender que os efeitos dinâmicos de mudar preços relativos são mais importantes que os estáticos e que distorções se acumulam, modificando a estrutura produtiva da economia a longo prazo. Parece até benéfico ver os preços do gás, gasolina e diesel caírem, mas não é bem assim.
Para empresas de ônibus, os gastos com combustíveis não passam de 20% do custo operacional total e são muito menores quando se consideram os investimentos necessários com renovação da frota. O mesmo acontece com empresas de logística, para as quais os gastos com diesel não passam de 25% do custo operacional. Ou seja, o repasse aos mais pobres, que usam mais o transporte público, e sobre os preços de produtos transportados por caminhões é mínimo. Para alguns produtos, o custo de logística pode chegar a 25% do valor total do produto.
Mesmo no caso das hipóteses mais abrangentes em relação ao impacto do preço dos combustíveis sobre o preço final de um produto cujo custo logístico é especialmente elevado, uma redução de 10% no preço do diesel vai diminuir o preço do produto final em somente 0,62% (10%*25%*25%). E isso assumindo que toda a diminuição de custos vai ser repassada para o consumidor, o que sabemos que não é verdade.
A diminuição do preço dos combustíveis afeta a renda de caminhoneiros, mas não segura a inflação, como se costuma acreditar. Além disso, vai para o bolso dos consumidores mais ricos, já que, proporcionalmente, quem tem carro no Brasil é quem tem renda mais alta.
O efeito de preços relativos sobre investimentos em energias renováveis é tão forte que muitos países estão indo na direção contrária, aumentando o preço de combustíveis fósseis.
Em um artigo com uma coautora publicado na Nature e que está sendo avaliado pela Comissão Europeia, encontramos que a eliminação de tarifas de importação de somente 11 produtos ligados a energias renováveis (com tarifas já pequenas, da ordem de 6%) poderia reduzir a demanda por combustíveis fósseis em algo entre 46 mil e 236 mil toneladas de equivalentes de petróleo, anulando emissões de carbono na ordem de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) europeu.
No Brasil, não é coincidência que a produção de etanol hoje é menor do que há 12 anos. Mais uma vez, podemos contar que o governo brasileiro vai ignorar as melhores práticas mundiais e cometer os mesmos erros que no passado.
O populismo de isentar impostos federais sobre combustíveis fósseis só vai ter um efeito: deixar o Brasil mais atrasado. Mais uma vez.
Rodrigo Zeidan
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO