Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião Econômica

- Publicada em 12 de Maio de 2019 às 21:31

Educação financeira e Semana Enef

Opinião Econômica: Marcia Dessen

Opinião Econômica: Marcia Dessen


/ARQUIVO/JC
Marcia Dessen
Um dos objetivos da educação financeira é o de nos conscientizar sobre a importância do planejamento financeiro para desenvolvermos uma relação equilibrada com o dinheiro e tomarmos decisões assertivas de consumo e de poupança.
Um dos objetivos da educação financeira é o de nos conscientizar sobre a importância do planejamento financeiro para desenvolvermos uma relação equilibrada com o dinheiro e tomarmos decisões assertivas de consumo e de poupança.
Quando entendemos os fatores que influenciam nossas escolhas financeiras e como essas escolhas influenciam nossas vidas, conseguimos equilibrar a realização de desejos imediatos com as necessidades de longo prazo.
Não é tarefa fácil, envolve mudança de hábitos, muitas vezes significa abrir mão de coisas que nos dão prazer imediato por outras, menos tangíveis, mais distantes, como a necessidade de poupar para a aposentadoria, cuja tendência é a de procrastinar.
A gestão financeira nos ensina a controlar as despesas, limitar os gastos às nossas receitas. O passo seguinte, classificar as despesas por categorias, nos permite entender como o dinheiro está sendo gasto, onde podemos melhorar, reduzir ou eliminar despesas.
O objetivo desse esforço é desenvolvermos o hábito de poupar e nos prepararmos para enfrentar períodos de crise, situações de emergências, financeiramente aptos a realizar os diversos projetos de vida que temos em mente.
A Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão.
Por reconhecer que o desafio é de todos, entidades privadas também integram a Enef. As diversas ações de educação financeira são coordenadas pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira), formado por órgãos e entidades públicas e representantes da sociedade civil.
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef) foi criada em 2014 pelo Conef para promover ações gratuitas de educação financeira no país.
A cada ano o número de participantes cresce exponencialmente, evidência de que os eventos geram impacto nas pessoas que percebem o valor das iniciativas das diversas entidades participantes. Em 2018, foram quase 7.000 eventos, alcançando mais de 4 milhões de pessoas em 1.134 cidades e no Distrito Federal, em todo o Brasil.
Neste ano, a Semana Enef será de 20 a 26 de maio, e a agenda está recheada de palestras, muitas delas abertas ao público, em todo o território nacional, todas gratuitas.
Em bit.ly/2vJZDzN, selecione os eventos abertos ao público, a cidade, escolha os temas de seu interesse, nas datas e horários compatíveis com sua disponibilidade, e faça a sua inscrição.
Além de participar, e se você se interessa pelo assunto, possui uma iniciativa alinhada com o conceito de educação financeira, mas constata que sua cidade ainda não está na semana Enef, conheça e os critérios e cadastre sua iniciativa que deve observar as finalidades e as diretrizes da Enef, em especial, a gratuidade, a ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.
Com o objetivo de introduzir a educação financeira na formação de crianças e jovens, a Enef desenvolveu também o Programa Educação Financeira nas Escolas, levando esse conhecimento para a educação básica. A AEF Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil) desenvolve tecnologias sociais e educacionais que podem ser reaplica- das dando a escala necessária ao tema educação financeira. Para saber mais, acesse bit.ly/2LKvETx.
Planejadora financeira CFP ("Certified Financial Planner"), autora de "Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro"
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO