Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 15 de Dezembro de 2021 às 16:45

O verdadeiro sentido do Natal

Por Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Por Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Em uma sociedade marcada pela cultura do descartável, pelo materialismo e consumismo desenfreado se torna fundamental compreender o verdadeiro sentido do Natal no desejo de vivê-lo a partir de uma profunda experiência de fé. Não podemos permitir que a lógica deste mundo dominada pelo sistema econômico ofusque a verdadeira Luz do Cristo que veio para nos salvar. Na verdade, não tem sentido desejar um feliz Natal se o mesmo for desconectado da razão principal pela qual o celebramos.
Muitos buscam reunir familiares e amigos neste dia cultivando o costume de abraços e trocas de presentes. Algo que tem certamente um grande valor e deve ser cultivado, pois estar com pessoas queridas e amadas será sempre salutar e gratificante. Contudo, sem ter presente o verdadeiro motivo de se reunir será somente uma reunião entre familiares e amigos e nunca uma verdadeira celebração do Natal. Para celebrar o verdadeiro Natal é preciso ter na mente e no coração o Mistério da encarnação. Deus verdadeiramente se fez homem e veio morar entre nós. Ele se revestiu de nossa fragilidade em vista da salvação de toda a humanidade. É dia oportuno, portanto, para louvar e glorificar a Deus Pai por esse grande presente dado a nós que é seu próprio Filho.
Outro aspecto fundamental do Natal e que não se pode deixar de lado é o fato de ter sido uma jovem de Nazaré a escolhida para ser a Mãe do Redentor da humanidade. O Sim de Maria sempre deve ser reconhecido como uma grande graça de Deus para todos os homens de todos os tempos e lugares. Foi graças a esse Sim que o Espirito Santo realizou essa obra extraordinária gerando um filho em seu ventre. Por causa desse “sim”, Deus se fez humano e veio morar entre nós. Assim nos diz o evangelista Lucas: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus” (Lc 1, 35). Assim sendo, que Maria, que aceitou ser a Mãe de Jesus seja lembrada com carinho e gratidão neste dia de Natal.
Ainda no sentido de gratidão um olhar se volta também para a pessoa de São José. Esse soube compreender por meio de um sonho que tudo era obra do Altíssimo e acolheu com amor Maria como esposa. Verdadeiramente José, um homem justo e temente a Deus, é digno de todo respeito e veneração. Entregou-se com todo seu ser aos cuidados da Virgem e do Filho que a mesma estava gerando. Como diz o Papa Francisco na Carta Apostólica “Patris Corde” já em sua introdução, “José teve a coragem de assumir a paternidade de Jesus, a quem deu o nome revelado pelo anjo: ‘tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados’ (Mt, 1,21)”. Foi graças ao cuidado amoroso e protetor de São José que Maria e o Menino Jesus foram salvos da tirania de Herodes logo após o nascimento do mesmo.
Portanto, celebrar o Natal acolhendo o Cristo que vem é deixar-se ser plasmado mais ainda pelo amor, pela paz e alegria. É saber olhar para o próximo e acolhe-lo no coração sem preconceito e discriminação. É saber abrir-se, sobretudo aos mais necessitados e deixar com que a solidariedade fale mais forte em nossa vida. É, enfim, comprometer-se em cooperar para que o mundo seja mais humano, fraterno e solidário onde todas as pessoas sejam respeitadas em sua dignidade, pois Deus se fez homem e por todos e não somente por alguns.
Que todos tenham um feliz, verdadeiro e Santo Natal!
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO