Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 05 de Novembro de 2020 às 17:49

Uma nova antropologia

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano e primeiro vice-presidente da CNBB.
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano e primeiro vice-presidente da CNBB.
A linguagem que usamos em nosso cotidiano pode indicar como compreendemos as nossas relações com tudo o que nos envolve: pessoas, natureza e a Transcendência. Tornou-se comum usar a expressão “a gente”, em vez de “nós”. “A gente” é indefinido, sem nome e sem identidade, e, portanto, sem responsabilização pessoal.
Quando dizemos “eu”, empenhamos nossa identidade, nos responsabilizamos por aquilo que está em questão. O tempo que vivemos, marcado por incertezas e expectativas, nos desafia a encontrar no “eu” e “tu” a singularidade de “nós”. “Nós” não é apenas pronome pessoal, mas uma pluralidade e, consequentemente, uma multiplicidade de tensões, conflitos, sonhos e oportunidades.
Se até recentemente agíamos confiantes de que o progresso científico e o crescimento econômico eram caminho promissor para a superação das imensas contradições socioeconômicas da sociedade, agora estamos sendo recordados que fazemos parte de um todo, que tudo está interligado, que somos responsáveis uns pelos outros.
Constata-se, sobretudo nos âmbitos econômico e social, um grande desarranjo. Para os que subestimaram o novo coronavírus, dirigindo-se a ele como um “simples vírus”, o preço foi ou está sendo alto. Nossa compreensão de pessoa como sujeito de direitos e deveres, das normas de convivência social, das regras de uso do tempo e espaços, da relação com a natureza, do cuidado para com a Casa Comum (a natureza) foi profundamente abalada, exigindo uma nova antropologia.
A COVID-19 está impondo à existência humana uma análise mais profunda e radical. Esta não poderá desconsiderar a nossa fragilidade, a força da natureza e a importância das relações humanas nos seus três âmbitos: consigo mesmo, com o outro e a natureza, e com a Transcendência.
Estamos sendo “chamados a rever os nossos esquemas mentais e morais, para que estejam mais em conformidade com os mandamentos de Deus e com as exigências do bem comum”. Por isso, o Papa Francisco, está empenhando aqueles que “começam a estudar e a pôr em prática uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta”, para cooperar na construção de novos caminhos para uma sociedade onde a indiferença ceda seu lugar ao “nós” e, assim, cresça e se consolide a consciência de que somos todos irmãos.
CNBB emite nota sobre as eleições 2020 - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu uma nota, no dia 28 de outubro, por ocasião das eleições municipais 2020, dirigida a todo o povo brasileiro. "As eleições de 15 de novembro serão realizadas em meio a uma grave crise sanitária, com números estarrecedores de mortes e adoecimentos. Portanto, a primeira palavra dos bispos do Brasil é dirigida aos que sofrem as consequências da COVID-19 e às famílias que perderam seus entes queridos. É tempo de erguer aos céus o nosso olhar esperançoso. (Cf. Is 1,11-18)." Leia a nota na íntegra em: https://bit.ly/3k2AlUc
Oração de novembro - No vídeo de intenção de oração do Papa para o mês de novembro, Francisco reforça a necessidade de que os avanços tecnológicos sejam orientados pelo bem comum de todos. Na mensagem, o Pontífice traz a preocupação de que a robótica e a inteligência artificial possam aumentar as desigualdades, interrompendo um “progresso real” da humanidade. Assim, confia a toda Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, orações para que, em meio à mudança histórica pela qual vivemos, o progresso tecnológico esteja sempre “a serviço do ser humano”, respeitando a sua dignidade e zelando pela Criação. Assista a mensagem completa em: https://youtu.be/_E5sQN76Bwk
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO