Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 19 de Fevereiro de 2020 às 17:53

O clamor da desigualdade social

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
A desigualdade social é uma realidade que marca a sociedade contemporânea. Tal situação requer capacidade de pensar as diversas dimensões do problema que toca a vida de muitos e as democracias.
O mundo é rico, mas os índices de pobreza aumentam. Segundo dados oficiais a renda mundial per-capita é de mais ou menos 12 mil dólares. No entanto, uma multidão de pessoas se encontra imersa em situação extrema de pobreza, não dispondo de alimentação suficiente, moradia, assistência médica, escolas, eletricidade, água potável, serviços sanitários adequados, segurança. Esta situação tem alimentado o tráfico humano, as novas formas de escravidão, o trabalho forçado, a prostituição e o comércio de órgãos.
O Brasil, em 2017, por exemplo, era considerado o 9º país mais desigual do planeta em distribuição de renda. Dados do IBGE revelam que, no ano de 2018, os 50% mais pobres da população brasileira sofreram uma retração de 3,5% nos seus rendimentos do trabalho. Por outro lado, os 10% de brasileiros mais ricos tiveram um crescimento de quase 6% em seus rendimentos do trabalho.
O quadro da desigualdade leva a uma forte banalização da vida. Cresce a relativização da existência, enfraquece-se o conceito de pessoa, chegando a justificativa legal de modalidades de homicídios e extermínios humanos, sob a alegação de conquista de direitos. Nesse sentido, assume maior importância o papel do Estado como guardião da vida. Ele tem uma função social, que precisa ser cumprida no hoje da história, com um efetivo equilíbrio entre as questões econômicas e as sociais. Quando falta o equilíbrio, emerge uma realidade humanitária cruel que, por vezes, causa desespero, sendo que os mais pobres são os que mais sofrem.
A desigualdade social é uma realidade complexa. Com o intuito de promover um debate sobre o tema e buscar indicações para superar tal realidade, o Papa Francisco convidou economistas, ministros da economia, banqueiros e especialistas para um simpósio (05/02/20), cujo tema era “Novas formas de fraternidade solidária, de inclusão, integração e inovação”. Segundo o Papa, é necessário encontrar mecanismos socioeconômicos humanizantes para toda a sociedade. O tempo presente exige e requer uma lógica capaz de promover a interconexão, favorecendo uma cultura do encontro, capaz de renovar as bases de uma nova, sólida e justa arquitetura financeira internacional.
Instalação de Comissão pioneira - A missa da Quarta-feira de Cinzas de, em 26 de fevereiro, próxima quarta-feira, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, significará um marco histórico da Igreja Católica no que diz respeito à prevenção e atuação nos casos de abuso de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no Brasil. Isso porque a Arquidiocese de Porto Alegre, instalará, em iniciativa inédita no país, uma comissão responsável por acolher denúncias, executar ações punitivas e dar tratamento a vítimas de abuso deste tipo. No período da tarde, às 14h, a comissão será oficialmente apresentada à imprensa durante coletiva realizada na sede da CNBB no Rio Grande do Sul (Rua Duque de Caxias, 805 - Centro Histórico). A iniciativa nasce para atender ao pedido do Papa Francisco, que publicou, no ano passado, uma Carta Apostólica, sob forma de motu proprio (de livre iniciativa do papa, sem consulta a uma comissão ou um cardeal), chamada Vos Estis Lux Mundi (Vós sois a luz do mundo, em latim), em que o Santo Padre expressa a determinação de todas as Dioceses no mundo colaborarem de forma efetiva no combate ao abuso de poder, consciência e sexual de menores e vulneráveis.
Lançamento da Campanha da Fraternidade - Na mesma ocasião, a CNBB fará o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2020. A Campanha deste ano tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Na ocasião além da proposta deste ano, a presidência da CNBB regional deve apresentar números de recursos arrecadados e destino dado aos valores por meio de ações da Igreja no Brasil.
Pacto Global pela Educação - Já estão abertas as inscrições para o encontro mundial com o Papa Francisco sobre educação que será realizado no Vaticano, no dia 14 de maio de 2020. O evento tem como tema: “Reconstruir o pacto educativo global” e pretende reavivar o compromisso em prol de uma educação mais aberta e inclusiva para as gerações jovens, renovando nelas a paixão, o diálogo construtivo e a mútua compreensão. Em Roma serão discutidos aspectos de como envolver novamente a família, escola e sociedade no processo educativo. Além disso, serão apresentados projetos educativos que formem para um compromisso comunitário. Em uma mensagem divulgada pela Santa Sé, no dia 12 de setembro de 2019, o Papa Francisco convida os jovens no campo da educação para promover em conjunto e ativar, através dum pacto educativo comum, as dinâmicas que conferem um sentido à história e a transformam de maneira positiva. No Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, a juntamente com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) está articulando a criação de um espaço para apresentação dos projetos do Brasil na “Aldeia Educativa” que acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio. O evento acontecerá na sala Paulo VI, que comporta cerca de seis mil pessoas, e será precedido por uma série de seminários temáticos, em várias instituições, para acompanhar a preparação do encontro. As inscrições devem ser feitas no site https://www.educationglobalcompact.org/, site do evento, que tem informações e o caminho de preparação. Cada interessado poderá realizar a inscrição para mais três pessoas. Um mês antes do evento, o participante receberá o voucher com a confirmação da inscrição que deverá ser apresentado na entrada do evento junto à um documento com foto.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO